NESTE TEXTO ABORDA-SE A FORMAÇÃO DE LEITORES DURANTE NOSSA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM UM 6º ANO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, CONCEDIDA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES/UEM) EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19. PARA A FORMULAÇÃO DO RESUMO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE DEBATEM A LITERATURA COMO FORMADORA HUMANA E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LITERÁRIO NAS ESCOLAS. COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA QUE TIVEMOS AO DECORRER DO ANO EM QUE PASSAMOS OBSERVANDO E MINISTRANDO AS AULAS, TIVEMOS ALGUMAS DIFICULDADES COM AS ATIVIDADES DE LEITURA SOLICITADAS AOS ALUNOS, TODAVIA, COM REAJUSTES E MODIFICAÇÕES NO MÉTODO DE ENSINO, CONSEGUIMOS CHEGAR A UM BOM RESULTADO, QUE AJUDOU E IMPULSIONOU A VONTADE DE DECODIFICAR, COMPREENDER E INTERPRETAR O TEXTO LITERÁRIO.