EM MEADOS DE MARÇO DE 2020 A PANDEMIA DA COVID-19 NOS ISOLOU DO MUNDO E SUBITAMENTE, SE FEZ NECESSÁRIA A BUSCA POR MEIOS DE INOVAÇÃO QUE COUBESSEM COMO SOLUÇÃO PARA READAPTAR TODAS AS ATIVIDADES QUE SE FAZIAM PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA. ENTÃO, DEU-SE INÍCIO A UMA IMINENTE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DIRETAMENTE RELACIONADA AOS PROCESSOS COTIDIANOS. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR A NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. PARA TANTO, O ESTUDO ESTÁ DELIMITADO A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TENDO COMO CAMINHO TEÓRICO AS IDEIAS PROPOSTAS NAS PESQUISAS REALIZADAS POR LEVY (2010). ESPERA-SE QUE COM A PESQUISA POSSAMOS CONTRIBUIR NO SENTIDO DE MOSTRAR A COMUNIDADE ENVOLVIDA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM QUE AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE MÍDIA POSSIBILITAM LEVAR O CONHECIMENTO AOS ESTUDANTES DE MANEIRA INTERESSANTE, ATRATIVA E EFICAZ. TAIS FERRAMENTAS, PODEM TAMBÉM CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO PEDAGÓGICO DO TRABALHO QUE HÁ MUITOS ANOS É REALIZADO. ALÉM DISSO, FORTALECE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO SENTIDO DE VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE NOVOS CONHECIMENTOS, BEM COMO NOVOS MEIOS DE SE PRODUZIR E SOCIALIZAR ESSES CONHECIMENTOS.