FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84776 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 369 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR E ANALISAR ALGUNS DESAFIOS QUE PERMEIAM SOBRE O ENSINO REMOTO, ESPECIFICAMENTE, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) REALIZADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO, LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE, TENDO EM VISTA OS IMPACTOS CAUSADOS DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. ESSA PESQUISA TEM UM VIÉS QUALITATIVO E A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM REFLEXÕES DE MENDES (2020) SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA E ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS POR DOCENTES NO ATUAL CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA NO FORMATO REMOTO POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO TAMBÉM NA ABORDAGEM DE FREIRE (1967) SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE A SE PENSAR A EDUCAÇÃO COMO UM CAMINHO DE LIBERTAÇÃO, NO ÂMBITO DE ESTABELECER QUE A LIBERDADE SÓ É POSSÍVEL QUANDO OS INDIVÍDUOS BUSCAM CONDIÇÕES DE CONQUISTAR A SI MESMO COMO SERES DA SUA PRÓPRIA DESTINAÇÃO HISTÓRICA, CONCRETIZANDO ASSIM NUMA PEDAGOGIA EM QUE O OPRIMIDO PASSA A SER SUJEITO ATIVO NO MUNDO. UTILIZAMOS TAMBÉM, A TEORIA DE TARDIF (2012) SOBRE SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ONDE DISCUTE SOBRE A RELAÇÃO DOS DOCENTES COM OS SEUS SABERES, APONTANDO QUE A LIGAÇÃO ENTRE OS SABERES NÃO SE REDUZ A UMA FUNÇÃO APENAS DE TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS JÁ CONSTITUÍDOS E SIM QUE SUA PRÁTICA INTEGRA DIFERENTES SABERES, ASSIM COMO OUTROS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR PARA O APONTAMENTO DE NECESSIDADES BÁSICAS EM SALA DE AULA, ESPECIFICAMENTE NO PERÍODO REMOTO E POR APONTAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO SUBPROJETO DE LETRAS-PIBID PARA A MELHORIA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO REFLETE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E SOBRE OS DIVERSOS SABERES (FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS) APONTADOS POR TARDIF NESSE NOVO FORMATO DE ENSINO. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS DESAFIOS ENCONTRADOS SÃO OS MAIS DIVERSOS, DESDE O LETRAMENTO DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE À CONCENTRAÇÃO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE, NO CONTEXTO ATUAL EM QUE O ENSINO REMOTO SE TORNOU UM DOS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS POR ALUNOS E PROFESSORES. MEDIANTE A ISSO, SE FEZ PRESENTE A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE DÃO ACESSO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, MODIFICANDO POR COMPLETO AS AULAS, EXPANDINDO E EVIDENCIANDO AINDA MAIS OS SABERES DOCENTES. PORTANTO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DURANTE ESTE PERCURSO, OBSERVAMOS QUE O PAPEL DO PROFESSOR SE TORNA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE CADA ALUNO, NESTE SENTIDO O NOVO CONTEXTO DE ENSINO POSSIBILITOU AOS DOCENTES REPENSAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MEIO A TEMPOS DIFÍCEIS, LIDANDO COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES, PONDO EM PRÁTICA O ACUMULADO DE SEUS CONHECIMENTOS, SEM DEIXAR DE LADO SEUS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA. CONTUDO, A BUSCA RECORRENTE PELA QUALIFICAÇÃO POR PROFESSORES SE TORNOU UM FATOR PREPONDERANTE EM MEIO AO CONTEXTO, DE FORMA A SE CAPACITAR TECNOLOGICAMENTE COMO PROFISSIONALMENTE, A PARTIR DO USO E APRIMORAMENTO COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EXECUÇÃO DAS AULAS. PORTANTO, OBSERVAMOS QUE O ATUAL CENÁRIO DE ENSINO TROUXE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, NO ÂMBITO DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR FOI DE FATO POSTO NA PRÁTICA, ADEQUANDO-SE E SE REINVENTANDO CONSTANTEMENTE PARA ATENDER A TODOS DE MANEIRA UNIFORME, OU SEJA, CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE A PROFISSÃO DOCENTE IMPÕE, DE FORMA A SE SOBRESSAIR EM MEIO ÀS ADVERSIDADES, SALIENTANDO COMO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MEIO ÀS EXPERIÊNCIAS E AS RELAÇÕES OBTIDAS COM OS OUTROS, CONSTRUINDO ASSIM A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA_ID369_29102021175324.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA KELLY DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "kelly5751@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84776 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 547 "inscrito_id" => 369 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR E ANALISAR ALGUNS DESAFIOS QUE PERMEIAM SOBRE O ENSINO REMOTO, ESPECIFICAMENTE, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) REALIZADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO, LOCALIZADA NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE, TENDO EM VISTA OS IMPACTOS CAUSADOS DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. ESSA PESQUISA TEM UM VIÉS QUALITATIVO E A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM REFLEXÕES DE MENDES (2020) SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA E ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS POR DOCENTES NO ATUAL CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUA NO FORMATO REMOTO POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO TAMBÉM NA ABORDAGEM DE FREIRE (1967) SOBRE A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE A SE PENSAR A EDUCAÇÃO COMO UM CAMINHO DE LIBERTAÇÃO, NO ÂMBITO DE ESTABELECER QUE A LIBERDADE SÓ É POSSÍVEL QUANDO OS INDIVÍDUOS BUSCAM CONDIÇÕES DE CONQUISTAR A SI MESMO COMO SERES DA SUA PRÓPRIA DESTINAÇÃO HISTÓRICA, CONCRETIZANDO ASSIM NUMA PEDAGOGIA EM QUE O OPRIMIDO PASSA A SER SUJEITO ATIVO NO MUNDO. UTILIZAMOS TAMBÉM, A TEORIA DE TARDIF (2012) SOBRE SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ONDE DISCUTE SOBRE A RELAÇÃO DOS DOCENTES COM OS SEUS SABERES, APONTANDO QUE A LIGAÇÃO ENTRE OS SABERES NÃO SE REDUZ A UMA FUNÇÃO APENAS DE TRANSMISSÃO DOS CONHECIMENTOS JÁ CONSTITUÍDOS E SIM QUE SUA PRÁTICA INTEGRA DIFERENTES SABERES, ASSIM COMO OUTROS TEÓRICOS ESTUDADOS PARA A PRODUÇÃO DESTE TRABALHO. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR PARA O APONTAMENTO DE NECESSIDADES BÁSICAS EM SALA DE AULA, ESPECIFICAMENTE NO PERÍODO REMOTO E POR APONTAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DENTRO DO SUBPROJETO DE LETRAS-PIBID PARA A MELHORIA DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, ESSE TRABALHO REFLETE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E SOBRE OS DIVERSOS SABERES (FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DISCIPLINARES, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS) APONTADOS POR TARDIF NESSE NOVO FORMATO DE ENSINO. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS DESAFIOS ENCONTRADOS SÃO OS MAIS DIVERSOS, DESDE O LETRAMENTO DIGITAL PARA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE À CONCENTRAÇÃO NAS AULAS, PRINCIPALMENTE, NO CONTEXTO ATUAL EM QUE O ENSINO REMOTO SE TORNOU UM DOS MÉTODOS MAIS UTILIZADOS POR ALUNOS E PROFESSORES. MEDIANTE A ISSO, SE FEZ PRESENTE A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE DÃO ACESSO AO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, MODIFICANDO POR COMPLETO AS AULAS, EXPANDINDO E EVIDENCIANDO AINDA MAIS OS SABERES DOCENTES. PORTANTO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DURANTE ESTE PERCURSO, OBSERVAMOS QUE O PAPEL DO PROFESSOR SE TORNA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE CADA ALUNO, NESTE SENTIDO O NOVO CONTEXTO DE ENSINO POSSIBILITOU AOS DOCENTES REPENSAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MEIO A TEMPOS DIFÍCEIS, LIDANDO COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES, PONDO EM PRÁTICA O ACUMULADO DE SEUS CONHECIMENTOS, SEM DEIXAR DE LADO SEUS SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DE VIDA. CONTUDO, A BUSCA RECORRENTE PELA QUALIFICAÇÃO POR PROFESSORES SE TORNOU UM FATOR PREPONDERANTE EM MEIO AO CONTEXTO, DE FORMA A SE CAPACITAR TECNOLOGICAMENTE COMO PROFISSIONALMENTE, A PARTIR DO USO E APRIMORAMENTO COM AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA EXECUÇÃO DAS AULAS. PORTANTO, OBSERVAMOS QUE O ATUAL CENÁRIO DE ENSINO TROUXE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, NO ÂMBITO DE QUE O PAPEL DO PROFESSOR FOI DE FATO POSTO NA PRÁTICA, ADEQUANDO-SE E SE REINVENTANDO CONSTANTEMENTE PARA ATENDER A TODOS DE MANEIRA UNIFORME, OU SEJA, CAPAZ DE ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE A PROFISSÃO DOCENTE IMPÕE, DE FORMA A SE SOBRESSAIR EM MEIO ÀS ADVERSIDADES, SALIENTANDO COMO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO EM MEIO ÀS EXPERIÊNCIAS E AS RELAÇÕES OBTIDAS COM OS OUTROS, CONSTRUINDO ASSIM A IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA_ID369_29102021175324.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA KELLY DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "kelly5751@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }