A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA FRAGILIDADE LATENTE
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84545 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 616 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => "A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA FRAGILIDADE LATENTE" "resumo" => "A PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19 (SARS-COV-2) ALTEROU PROFUNDAMENTE DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, INSTAURANDO NAS ESFERAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO BRASIL DIVERSAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA CONTER O AVANÇO E A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS, OCASIONANDO DESSA FORMA UMA MUDANÇA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, COM A TRANSIÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS NO AMBIENTE VIRTUAL (SAVIANI; GALVÃO, 2021). DIANTE DESSE CONTEXTO, CABE AINDA CONSIDERAR QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DECORRENTE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PERPASSA POR DIVERSOS FATORES INTERLIGADOS, COMO: AS QUESTÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS; AS RELAÇÕES FAMILIARES; A ESTRUTURA E INSUMOS DISPONÍVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; A APROPRIAÇÃO METODOLÓGICA RELACIONADA À DETERMINADA PEDAGOGIA; E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, ESTES ELEMENTOS CORROBORAM PARA VIABILIZAR OU NÃO A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO (SAVIANI, 2019), INTERFERINDO DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. NESSE RACIOCÍNIO, TANTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUANTO À TRÍADE MENCIONADA TORNA-SE PRECÁRIOS À MEDIDA QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM ACESSO À INTERNET OU MESMO A CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ESTUDO (SAVIANI; GALVÃO, 2021). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) UNINTER, TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DEMONSTRANDO AS FRAGILIDADES DESSE CONTEXTO ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS. COM RELAÇÃO À METODOLOGIA, COMPREENDEMOS QUE O MÉTODO SE REFERE A UM COMPLEXO PERCURSO PARA SE APROXIMAR DE UM OBJETO DO CONHECIMENTO, CONSIDERANDO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E PESSOAIS. NESSE SENTIDO, O MÉTODO CONTÉM, EXPLICITA OU IMPLICITAMENTE, CERTA VISÃO DE MUNDO, HOMEM, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO. EM SUMA, NÃO É NEUTRO (SEVERINO, 2016). DESSE MODO, PARA RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016, P. 131). NO QUE TANGE A RELAÇÃO ESCOLAR E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES, EMBASOU-SE NAS FUNDAMENTAÇÕES DE SAVIANI (2013, 2018, 2019) E, A CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE REMOTO, ASSIM COMO SUAS ANÁLISES PAUTARAM-SE EM SAVIANI E GALVÃO (2021). CONSIDERANDO O EXPOSTO E RETOMANDO O RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI, TEM FORNECIDO SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS DE GRANDE VALIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESCLARECENDO ASSIM SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS E DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). DESTARTE, AO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA EM CONSONÂNCIA COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE SEUS PASSOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018), DIALOGA COM A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO, O QUE COMPÕE UM RICO PROCESSO FORMATIVO. CONTUDO, AO PONDERAR ACERCA DAS AULAS REMOTAS INSTAURADAS NAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DEVIDO À PANDEMIA, INFERE-SE QUE ESTAS VÃO JUSTAMENTE CONTRA OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E MOBILIZADORA, CONFORME ADVOGA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA, PROMOVENDO ASSIM UM GRANDE RETROCESSO FORMATIVO, SOCIAL E INSTITUCIONAL. EM PRIMEIRO LUGAR, PERCEBE-SE ESSE RETROCESSO NO AMPARO METODOLÓGICO QUE, NO ÂMBITO DAS AULAS REMOTAS, INVIABILIZA-SE A “PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA”, UMA VEZ QUE SE DESCONSIDERA A DIVERSIDADE DE CONTEXTOS PROVENIENTES DOS DISCENTES E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, POIS OS CONTEÚDOS SEGUEM UMA ORDEM ESPECIFICA ELABORADA PELAS ESFERAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CONTENDO UM CRONOGRAMA JÁ PRÉ-DETERMINADO. NESSE RACIOCÍNIO, CONSIDERANDO TAMBÉM AS DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES, BEM COMO A FALTA AO ACESSO AO PRÓPRIO CONTEÚDO, OS DEMAIS PASSOS ENCONTRAM-SE IGUALMENTE PREJUDICADOS. EM SEGUNDO LUGAR, CONSIDERANDO A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO, SAVIANI NOS EXPLICA QUE, “A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO ENQUANTO UM TRABALHO NÃO MATERIAL, CUJO PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO, PERMITE NOS SITUAR A ESPECIFICIDADE DE EDUCAÇÃO COMO REFERIDA AOS CONHECIMENTOS, IDEIAS, CONCEITOS, VALORES, ATITUDES, HÁBITOS, SÍMBOLOS SOB O ASPECTO DE ELEMENTOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DA HUMANIDADE EM CADA INDIVÍDUO SINGULAR, NA FORMA DE UMA SEGUNDA NATUREZA, QUE SE PRODUZ, DELIBERADA E INTENCIONALMENTE, ATRAVÉS DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE DETERMINADAS QUE SE TRAVAM ENTRE OS HOMENS” (SAVIANI, 2013, P. 20). NESSE SENTIDO, AS AULAS REMOTAS VÃO CONTRA A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA, POIS IGNORA A SINGULARIDADE DOS DISCENTES, A CONCRETICIDADE DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA, OS MEIOS DE ASSIMILAÇÃO PARA O CONTEÚDO E AO ATRIBUIR MAIS RESPONSABILIDADES AO CORPO DOCENTE, OCASIONA UM PREJUÍZO À PRÓPRIA SAÚDE DO PROFESSOR, ALÉM DE CRIAR CONDIÇÕES PARA SUA CULPABILIZAÇÃO RELACIONADA AO ENSINO (SAVIANI; GALVÃO, 2021, P. 38-39), TRATANDO-SE ASSIM DE UM AMPLO MOVIMENTO DIRECIONADO PARA A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, SEJA EM QUESTÕES METODOLÓGICAS OU NO CERNE DA PRÓPRIA NATUREZA EDUCATIVA. DIANTE DA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL OCASIONADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, O GOVERNO BRASILEIRO, TANTO NAS ESFERAS ESTADUAIS QUANTO MUNICIPAIS, PROMOVEU A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA UM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, ATRAVÉS DA INTERNET, RESPEITANDO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS. CONTUDO, AO DESCONSIDERAREM DIVERSOS FATORES QUE PERMEIAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA DO BRASIL, OBSERVOU-SE QUE A MEDIDA ADOTADA TEVE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO, COMO A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, A SOBRECARGA DOCENTE E A SECUNDARIZAÇÃO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (SAVIANI, 2013, P. 84). DESSA FORMA, COM BASE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUAL SE MANTÉM ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA E CONSCIENTE DE SEUS CONDICIONANTES HISTÓRICOS (SAVIANI, 2019), PUDERAM-SE INFERIR ALGUMAS FRAGILIDADES DESSE PROCESSO EDUCATIVO NO AMBIENTE VIRTUAL, DEMONSTRANDO QUE ELE VAI CONTRA A UMA METODOLOGIA CRÍTICA E A PRÓPRIA ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. EM SUMA, A FALTA DE UM PLANEJAMENTO EDUCATIVO COERENTE COM A REALIDADE BRASILEIRA, SOMADO AO AVANÇO DE POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS E PRIVATISTAS, INVIABILIZA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, CRÍTICA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULA REMOTA, PRECARIZAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1760_14112021131924.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ HENRIQUE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84545 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 616 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => "A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO NA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA FRAGILIDADE LATENTE" "resumo" => "A PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19 (SARS-COV-2) ALTEROU PROFUNDAMENTE DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, INSTAURANDO NAS ESFERAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO BRASIL DIVERSAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA CONTER O AVANÇO E A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS, OCASIONANDO DESSA FORMA UMA MUDANÇA NO ÂMBITO EDUCACIONAL, COM A TRANSIÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS NO AMBIENTE VIRTUAL (SAVIANI; GALVÃO, 2021). DIANTE DESSE CONTEXTO, CABE AINDA CONSIDERAR QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DECORRENTE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PERPASSA POR DIVERSOS FATORES INTERLIGADOS, COMO: AS QUESTÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS; AS RELAÇÕES FAMILIARES; A ESTRUTURA E INSUMOS DISPONÍVEIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO; A APROPRIAÇÃO METODOLÓGICA RELACIONADA À DETERMINADA PEDAGOGIA; E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, ESTES ELEMENTOS CORROBORAM PARA VIABILIZAR OU NÃO A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO (SAVIANI, 2019), INTERFERINDO DIRETAMENTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS. NESSE RACIOCÍNIO, TANTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUANTO À TRÍADE MENCIONADA TORNA-SE PRECÁRIOS À MEDIDA QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO POSSUEM ACESSO À INTERNET OU MESMO A CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ESTUDO (SAVIANI; GALVÃO, 2021). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) UNINTER, TEM POR OBJETIVO ANALISAR O CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DEMONSTRANDO AS FRAGILIDADES DESSE CONTEXTO ATRAVÉS DE SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS. COM RELAÇÃO À METODOLOGIA, COMPREENDEMOS QUE O MÉTODO SE REFERE A UM COMPLEXO PERCURSO PARA SE APROXIMAR DE UM OBJETO DO CONHECIMENTO, CONSIDERANDO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E PESSOAIS. NESSE SENTIDO, O MÉTODO CONTÉM, EXPLICITA OU IMPLICITAMENTE, CERTA VISÃO DE MUNDO, HOMEM, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO. EM SUMA, NÃO É NEUTRO (SEVERINO, 2016). DESSE MODO, PARA RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016, P. 131). NO QUE TANGE A RELAÇÃO ESCOLAR E SEUS PRINCÍPIOS NORTEADORES, EMBASOU-SE NAS FUNDAMENTAÇÕES DE SAVIANI (2013, 2018, 2019) E, A CONTEXTUALIZAÇÃO DO AMBIENTE REMOTO, ASSIM COMO SUAS ANÁLISES PAUTARAM-SE EM SAVIANI E GALVÃO (2021). CONSIDERANDO O EXPOSTO E RETOMANDO O RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI, TEM FORNECIDO SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS DE GRANDE VALIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESCLARECENDO ASSIM SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES, BEM COMO A POSSIBILIDADE DE UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS E DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). DESTARTE, AO PROMOVER UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA EM CONSONÂNCIA COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE SEUS PASSOS, A SABER: A PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018), DIALOGA COM A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO, O QUE COMPÕE UM RICO PROCESSO FORMATIVO. CONTUDO, AO PONDERAR ACERCA DAS AULAS REMOTAS INSTAURADAS NAS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO DEVIDO À PANDEMIA, INFERE-SE QUE ESTAS VÃO JUSTAMENTE CONTRA OS PRINCÍPIOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E MOBILIZADORA, CONFORME ADVOGA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE ESTÁ DIRETAMENTE ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA, PROMOVENDO ASSIM UM GRANDE RETROCESSO FORMATIVO, SOCIAL E INSTITUCIONAL. EM PRIMEIRO LUGAR, PERCEBE-SE ESSE RETROCESSO NO AMPARO METODOLÓGICO QUE, NO ÂMBITO DAS AULAS REMOTAS, INVIABILIZA-SE A “PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA”, UMA VEZ QUE SE DESCONSIDERA A DIVERSIDADE DE CONTEXTOS PROVENIENTES DOS DISCENTES E A PRÓPRIA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, POIS OS CONTEÚDOS SEGUEM UMA ORDEM ESPECIFICA ELABORADA PELAS ESFERAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CONTENDO UM CRONOGRAMA JÁ PRÉ-DETERMINADO. NESSE RACIOCÍNIO, CONSIDERANDO TAMBÉM AS DESIGUALDADES SOCIAIS EXISTENTES, BEM COMO A FALTA AO ACESSO AO PRÓPRIO CONTEÚDO, OS DEMAIS PASSOS ENCONTRAM-SE IGUALMENTE PREJUDICADOS. EM SEGUNDO LUGAR, CONSIDERANDO A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO, SAVIANI NOS EXPLICA QUE, “A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO ENQUANTO UM TRABALHO NÃO MATERIAL, CUJO PRODUTO NÃO SE SEPARA DO ATO DE PRODUÇÃO, PERMITE NOS SITUAR A ESPECIFICIDADE DE EDUCAÇÃO COMO REFERIDA AOS CONHECIMENTOS, IDEIAS, CONCEITOS, VALORES, ATITUDES, HÁBITOS, SÍMBOLOS SOB O ASPECTO DE ELEMENTOS NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DA HUMANIDADE EM CADA INDIVÍDUO SINGULAR, NA FORMA DE UMA SEGUNDA NATUREZA, QUE SE PRODUZ, DELIBERADA E INTENCIONALMENTE, ATRAVÉS DE RELAÇÕES PEDAGÓGICAS HISTORICAMENTE DETERMINADAS QUE SE TRAVAM ENTRE OS HOMENS” (SAVIANI, 2013, P. 20). NESSE SENTIDO, AS AULAS REMOTAS VÃO CONTRA A ESPECIFICIDADE EDUCATIVA, POIS IGNORA A SINGULARIDADE DOS DISCENTES, A CONCRETICIDADE DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA, OS MEIOS DE ASSIMILAÇÃO PARA O CONTEÚDO E AO ATRIBUIR MAIS RESPONSABILIDADES AO CORPO DOCENTE, OCASIONA UM PREJUÍZO À PRÓPRIA SAÚDE DO PROFESSOR, ALÉM DE CRIAR CONDIÇÕES PARA SUA CULPABILIZAÇÃO RELACIONADA AO ENSINO (SAVIANI; GALVÃO, 2021, P. 38-39), TRATANDO-SE ASSIM DE UM AMPLO MOVIMENTO DIRECIONADO PARA A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, SEJA EM QUESTÕES METODOLÓGICAS OU NO CERNE DA PRÓPRIA NATUREZA EDUCATIVA. DIANTE DA SITUAÇÃO EXCEPCIONAL OCASIONADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, O GOVERNO BRASILEIRO, TANTO NAS ESFERAS ESTADUAIS QUANTO MUNICIPAIS, PROMOVEU A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PRESENCIAL PARA UM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, ATRAVÉS DA INTERNET, RESPEITANDO AS MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS. CONTUDO, AO DESCONSIDERAREM DIVERSOS FATORES QUE PERMEIAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BEM COMO A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA DO BRASIL, OBSERVOU-SE QUE A MEDIDA ADOTADA TEVE CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A EDUCAÇÃO, COMO A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, A SOBRECARGA DOCENTE E A SECUNDARIZAÇÃO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (SAVIANI, 2013, P. 84). DESSA FORMA, COM BASE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUAL SE MANTÉM ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA E CONSCIENTE DE SEUS CONDICIONANTES HISTÓRICOS (SAVIANI, 2019), PUDERAM-SE INFERIR ALGUMAS FRAGILIDADES DESSE PROCESSO EDUCATIVO NO AMBIENTE VIRTUAL, DEMONSTRANDO QUE ELE VAI CONTRA A UMA METODOLOGIA CRÍTICA E A PRÓPRIA ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. EM SUMA, A FALTA DE UM PLANEJAMENTO EDUCATIVO COERENTE COM A REALIDADE BRASILEIRA, SOMADO AO AVANÇO DE POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS E PRIVATISTAS, INVIABILIZA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL, CRÍTICA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULA REMOTA, PRECARIZAÇÃO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1760_14112021131924.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ HENRIQUE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }