A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS EM USO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83384 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 255 "titulo" => "A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS EM USO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO APRESENTA COMO TEMA CENTRAL A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SE FUNDAMENTA NA VERTENTE FUNCIONALISTA, QUE PAUTA AS INVESTIGAÇÕES NA OBSERVAÇÃO DOS USOS REAIS DA LÍNGUA. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR O FUNCIONAMENTO DA RELATIVIZAÇÃO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS ESCOLARES. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO E AS FUNÇÕES DOS PRONOMES RELATIVOS NESSES TEXTOS. PARA TANTO, COLETAMOS AMOSTRAS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DE ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE, DA CIDADE DE MONTEIRO. FUNDAMENTAMO-NOS EM OLIVEIRA (2001A; 2001B), NEVES (1997; 2011; 2018), CASTILHO (2010), SANTOS (2018), FURTADO DA CUNHA (2008), FURTADO DA CUNHA; BISPO E SILVA (2013) E MARTELOTTA E AREAS (2003). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PREDOMINÂNCIA NO USO DO PRONOME RELATIVO “QUE”, NA ESTRATÉGIA PADRÃO E NA FUNÇÃO DE SUJEITO. ALÉM DISSO, RECONHECEMOS QUE OS PRONOMES ESTÃO ASSUMINDO NOVAS FUNÇÕES SEMÂNTICO-PRAGMÁTICAS A DEPENDER DO CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO, E, AINDA, QUE ESTÃO SURGINDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO DIFERENTES DAS QUE OBSERVAMOS CONSOLIDADAS NAS ANÁLISES LINGUÍSTICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PORTUGUÊS EM USO., PRONOMES RELATIVOS., ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO., FUNÇÕES SINTÁTICAS E SEMÂNTICO-DISCURSIVAS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID255_08102021121422.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANNE MIRAKELLE PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PRETA" "autor_email" => "rosanneoliveira71@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB - CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83384 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 255 "titulo" => "A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS EM USO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA" "resumo" => """ RESUMO\r\n ESTE TRABALHO APRESENTA COMO TEMA CENTRAL A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SE FUNDAMENTA NA VERTENTE FUNCIONALISTA, QUE PAUTA AS INVESTIGAÇÕES NA OBSERVAÇÃO DOS USOS REAIS DA LÍNGUA. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR O FUNCIONAMENTO DA RELATIVIZAÇÃO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS ESCOLARES. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO E AS FUNÇÕES DOS PRONOMES RELATIVOS NESSES TEXTOS. PARA TANTO, COLETAMOS AMOSTRAS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DE ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE, DA CIDADE DE MONTEIRO. FUNDAMENTAMO-NOS EM OLIVEIRA (2001A; 2001B), NEVES (1997; 2011; 2018), CASTILHO (2010), SANTOS (2018), FURTADO DA CUNHA (2008), FURTADO DA CUNHA; BISPO E SILVA (2013) E MARTELOTTA E AREAS (2003). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PREDOMINÂNCIA NO USO DO PRONOME RELATIVO “QUE”, NA ESTRATÉGIA PADRÃO E NA FUNÇÃO DE SUJEITO. ALÉM DISSO, RECONHECEMOS QUE OS PRONOMES ESTÃO ASSUMINDO NOVAS FUNÇÕES SEMÂNTICO-PRAGMÁTICAS A DEPENDER DO CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO, E, AINDA, QUE ESTÃO SURGINDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO DIFERENTES DAS QUE OBSERVAMOS CONSOLIDADAS NAS ANÁLISES LINGUÍSTICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PORTUGUÊS EM USO., PRONOMES RELATIVOS., ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO., FUNÇÕES SINTÁTICAS E SEMÂNTICO-DISCURSIVAS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID255_08102021121422.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANNE MIRAKELLE PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "PRETA" "autor_email" => "rosanneoliveira71@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB - CAMPUS VI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }