RESUMO
ESTE TRABALHO APRESENTA COMO TEMA CENTRAL A RELATIVIZAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SE FUNDAMENTA NA VERTENTE FUNCIONALISTA, QUE PAUTA AS INVESTIGAÇÕES NA OBSERVAÇÃO DOS USOS REAIS DA LÍNGUA. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR O FUNCIONAMENTO DA RELATIVIZAÇÃO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS ESCOLARES. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO E AS FUNÇÕES DOS PRONOMES RELATIVOS NESSES TEXTOS. PARA TANTO, COLETAMOS AMOSTRAS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DE ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE, DA CIDADE DE MONTEIRO. FUNDAMENTAMO-NOS EM OLIVEIRA (2001A; 2001B), NEVES (1997; 2011; 2018), CASTILHO (2010), SANTOS (2018), FURTADO DA CUNHA (2008), FURTADO DA CUNHA; BISPO E SILVA (2013) E MARTELOTTA E AREAS (2003). OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PREDOMINÂNCIA NO USO DO PRONOME RELATIVO “QUE”, NA ESTRATÉGIA PADRÃO E NA FUNÇÃO DE SUJEITO. ALÉM DISSO, RECONHECEMOS QUE OS PRONOMES ESTÃO ASSUMINDO NOVAS FUNÇÕES SEMÂNTICO-PRAGMÁTICAS A DEPENDER DO CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO, E, AINDA, QUE ESTÃO SURGINDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO DIFERENTES DAS QUE OBSERVAMOS CONSOLIDADAS NAS ANÁLISES LINGUÍSTICAS.