O OBJETO DE ESTUDO DESSA PESQUISA ? A CONTA??O DE HIST?RIAS ?TNICO-RACIAIS NA EDUCA??O INFANTIL. O TRABALHO TEVE POR OBJETIVO DESENVOLVER UMA PROPOSTA METODOL?GICA PARA A CONTA??O DE HIST?RIAS COM PERSONAGENS NEGRAS EM UMA TURMA DE ALUNOS DE PR? II. O PROBLEMA DESSA INVESTIGA??O SE CONFIGUROU ATRAV?S DA SEGUINTE QUEST?O: COMO TRABALHAR A ARTE DE CONTAR HIST?RIAS ?TNICO-RACIAIS NA EDUCA??O INFANTIL DE MANEIRA QUE POSSA CONTRIBUIR PARA A VALORIZA??O DA CRIAN?A NEGRA NO ESPA?O ESCOLAR, DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DA DESCONSTRU??O DE ESTERE?TIPOS NEGATIVOS, PRECONCEITOS E DO RACISMO ATRAV?S DESSAS HIST?RIAS? PARA TANTO, TRABALHOU-SE COM OS ESTUDOS SOBRE A LITERATURA INFANTIL NAS CONTRIBUI??ES DE CARVALHO (2016), LAJOLO E ZILBERMAN (2007), RAMOS, CAMPOS E FREITAS (2007), A CONTA??O DE HIST?RIAS ATRAV?S DE ABRAMOVICH (1997), COELHO (1999), HALE (2007) E A LITERATURA ?TNICO-RACIAIS NA PERSPECTIVA DE LOBO (2007) E GOMES (2005; 2009). A PESQUISA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA COM APLICA??O DE UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DE UMA SALA DE AULA DE PR? II DE FORMA REMOTA. COMO RESULTADO DESTA PESQUISA PODE-SE OBSERVAR FICOU AS CONTRIBUI??ES DO TRABALHO DA CONTA??O DE HIST?RIAS ?TNICO-RACIAIS E A VALORIZA??O DA CRIAN?A NEGRA NO ESPA?O ESCOLAR. ESTA PESQUISA OPORTUNIZOU UMA REFLEX?O AOS PROFESSORES DE QUE ? POSS?VEL A PR?TICA DA CONTA??O DE HIST?RIAS ?TNICO RACIAIS NA EDUCA??O INFANTIL COM PERSONAGENS NEGRAS E COM ISSO, HABILITOU AS CONDI??ES NECESS?RIAS PARA O EXERC?CIO DE UMA PR?TICA EDUCATIVA CAPAZ DE PRODUZIR VALORIZA??O, RECONHECIMENTO DAS CRIAN?AS NEGRAS ATRAV?S DAS HIST?RIAS ?TNICO-RACIAIS PELO EXERC?CIO DA CIDADANIA.