UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES DA PRODU??O DA LITERATURA INFANTIL ? O AUTOR CONSEGUIR DIALOGAR COM O UNIVERSO E A PERCEP??O DA CRIAN?A, EM DETRIMENTO DE UMA CONSCI?NCIA ADULTA QUE TENDE A HOMOGENEIZAR A INF?NCIA E A FILTRAR IDEOLOGICAMENTE OS CONTE?DOS PRETENSAMENTE PR?PRIOS DESSA FASE DA VIDA. PENSANDO NISTO, O PRESENTE ESTUDO SE PROP?E A ANALISAR COMO A INF?NCIA VEM SENDO RETRATADA EM OBRAS LITER?RIAS E CINEMATOGR?FICAS ATUAIS, PARTINDO DE ASPECTOS QUE APONTAM IMPACTOS DE UMA CONTEMPORANEIDADE, A PENSAR NO ?UNIVERSO CINEMATOGR?FICO?, COM SUAS ADAPTA??ES DE OBRAS LITER?RIAS PARA FILMES, ANIMA??ES E AT? S?RIES. ESSA ? UMA PESQUISA DE CUNHO EXPLORAT?RIO E BIBLIOGR?FICO, A PARTIR DA QUAL SER?O TECIDAS REFLEX?ES A RESPEITO DO DI?LOGO ENTRE AS OBRAS STRANGER THINGS E JUMANJI, QUE RETRATAM, DE MANEIRAS DIFERENTES, O UNIVERSO INFANTIL, PARTINDO TANTO DA CINEMATOGRAFIA QUANTO DA PR?PRIA OBRA LITER?RIA. ESTA PESQUISA EST? FUNDAMENTADA NOS CONCEITOS DE LITERATURA INFANTIL APRESENTADOS POR ARROYO (1968) E CADEMARTORI (1995), E TAMB?M NAS DISCUSS?ES APRESENTADAS POR ISMAIL XAVIER (2005) ACERCA DA CINEMATOGRAFIA. COM AS AN?LISES AQUI EMPREENDIDAS, PERCEBE-SE QUE A LITERATURA E A CINEMATOGRAFIA, PARA AL?M DE UNIVERSOS DISTINTOS, TRA?AM RELA??ES DIAL?GICAS QUE POSSIBILITAM DISCUSS?ES ACERCA DE DIFERENTES EIXOS DE PRODU??ES ART?STICAS, COMO O INFANTOJUVENIL.