RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83212 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA103_ID185_11092021162953.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "OLAVIA" "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83212 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "RELATO ETNOGRÁFICO: METODOLOGIA DIALOGADA COMO CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n O PRESENTE ARTIGO ? UM RELATO, FRUTO DE UMA PESQUISA REALIZADA DURANTE A FASE DE OBSERVA??O A UMA AULA DE CAMPO, PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR DE ANTROPOLOGIA DA EDUCA??O. ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DA IDENTIFICA??O DA NECESSIDADE DA PR?TICA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VENHAM A DESCONSTRUIR AS NORMAS EDUCACIONAIS, ESTABELECIDAS COMO PADR?O NORMATIVO, QUE REGEM A INSTITUI??O ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ESTUDO ETNOGR?FICO ? EVIDENCIAR AS LACUNAS IDENTIFICADAS NO QUE CONCERNE AO ACOLHIMENTO DE CIDAD?OS ESTUDANTES NA PRIMEIRA FASE DE APRENDIZADO E QUE APRESENTAM UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA OBSERVA??O PARTICIPATIVA. PARA O EMBASAMENTO TE?RICO, FORAM UTILIZADOS O CONCEITO DE EDUCA??O A PARTIR DE TOSTA (2011), QUE INVESTIGA A FORMA COM QUE A EDUCA??O ACONTECE EM CADA INDIV?DUO; E TAMB?M SE RECORREU A FREIRE (1996), O QUAL ADMITE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATRAV?S DOS SABERES DOS INDIV?DUOS DESENVOLVIDOS NA SOCIEDADE. CONCLUI-SE QUE O ACOMPANHAMENTO DOS EDUCADORES DEVER? OBSERVAR AS RELA??ES SOCIAIS DOS ESTUDANTES NO COTIDIANO ESCOLAR, REFLETINDO SOBRE AS DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ELES E AS CONSEQU?NCIAS NA VIDA ESCOLAR DESSES JOVENS. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O RECREATIVA, INCLUS?O ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO RECREATIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, METODOLOGIA PARTICIPATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA103_ID185_11092021162953.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "OLAVIA" "autor_email" => "olavia.fernandes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }