OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO
SUJEITO: UM OLHAR SOB A ÓTICA VARIACIONISTA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83208 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 17 "titulo" => """ OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO\r\n SUJEITO: UM OLHAR SOB A ÓTICA VARIACIONISTA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO,\r\n EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL – ARTIGOS E ENTREVISTAS, EXTRAÍDOS DOS PERIÓDICOS\r\n CLÁUDIA, CARAS E VEJA. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS EM CURSO NO SISTEMA\r\n PRONOMINAL BRASILEIRO, TANTO EM RELAÇÃO AO PREENCHIMENTO OU APAGAMENTO DO SUJEITO NA ESTRUTURA\r\n LINGUÍSTICA, QUANTO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE REFERÊNCIA (DEFINIÇÃO OU INDEFINIÇÃO DO AGENTE).\r\n CONSIDERAR ESSAS ALTERAÇÕES REGIDAS PELO USO É URGENTE PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROPICIANDO UM ENSINO\r\n RELEVANTE E JUSTO. DESSE MODO, ALÉM DA REVISÃO DA ABORDAGEM DOS PRONOMES PESSOAIS EM GRAMÁTICAS\r\n TRADICIONAIS: CUNHA E CINTRA (2001), ROCHA LIMA (2002), TRAZEMOS PARA DISCUSSÃO ABORDAGENS SOB UMA\r\n PERSPECTIVA (SÓCIO)FUNCIONALISTA, RESPALDADOS EM MONTEIRO (1994), CASTILHO (2010), VIEIRA E FREIRE\r\n (2012), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE EVIDENCIA DIFERENÇAS NO COMPORTAMENTO DOS PRONOMES, CONFORME O\r\n REGISTRO SEJA MAIS OU MENOS FORMAL, REVELANDO QUE O GRAU DE MONITORAMENTO DA LINGUAGEM INTERFERE NAS\r\n ESCOLHAS DAS FORMAS LINGUÍSTICAS E AINDA QUE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E AS INTENÇÕES DISCURSIVAS DO\r\n AUTOR TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR NAS ESCOLHAS, CONFIRMANDO QUE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA GRAMÁTICA\r\n É CONSTANTE, GRADUAL E DIRIGIDO PELO DISCURSO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PRONOMES, (SOCIO)FUNCIONALISMO, VARIAÇÃO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID17_15082021120111.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WÉGILA" "autor_email" => "gwegila@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83208 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 17 "titulo" => """ OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO\r\n SUJEITO: UM OLHAR SOB A ÓTICA VARIACIONISTA """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO OS PRONOMES DE 1ª E 2ª PESSOAS NA REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO,\r\n EM TEXTOS JORNALÍSTICOS DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL – ARTIGOS E ENTREVISTAS, EXTRAÍDOS DOS PERIÓDICOS\r\n CLÁUDIA, CARAS E VEJA. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS EM CURSO NO SISTEMA\r\n PRONOMINAL BRASILEIRO, TANTO EM RELAÇÃO AO PREENCHIMENTO OU APAGAMENTO DO SUJEITO NA ESTRUTURA\r\n LINGUÍSTICA, QUANTO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE REFERÊNCIA (DEFINIÇÃO OU INDEFINIÇÃO DO AGENTE).\r\n CONSIDERAR ESSAS ALTERAÇÕES REGIDAS PELO USO É URGENTE PARA A ANÁLISE LINGUÍSTICA, PROPICIANDO UM ENSINO\r\n RELEVANTE E JUSTO. DESSE MODO, ALÉM DA REVISÃO DA ABORDAGEM DOS PRONOMES PESSOAIS EM GRAMÁTICAS\r\n TRADICIONAIS: CUNHA E CINTRA (2001), ROCHA LIMA (2002), TRAZEMOS PARA DISCUSSÃO ABORDAGENS SOB UMA\r\n PERSPECTIVA (SÓCIO)FUNCIONALISTA, RESPALDADOS EM MONTEIRO (1994), CASTILHO (2010), VIEIRA E FREIRE\r\n (2012), ENTRE OUTROS. A ANÁLISE EVIDENCIA DIFERENÇAS NO COMPORTAMENTO DOS PRONOMES, CONFORME O\r\n REGISTRO SEJA MAIS OU MENOS FORMAL, REVELANDO QUE O GRAU DE MONITORAMENTO DA LINGUAGEM INTERFERE NAS\r\n ESCOLHAS DAS FORMAS LINGUÍSTICAS E AINDA QUE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E AS INTENÇÕES DISCURSIVAS DO\r\n AUTOR TAMBÉM PODEM INFLUENCIAR NAS ESCOLHAS, CONFIRMANDO QUE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA GRAMÁTICA\r\n É CONSTANTE, GRADUAL E DIRIGIDO PELO DISCURSO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "PRONOMES, (SOCIO)FUNCIONALISMO, VARIAÇÃO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID17_15082021120111.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GAYLHA WÉGILA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WÉGILA" "autor_email" => "gwegila@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }