A MEMÓRIA LITERÁRIA TRAZ CONSIGO UM PROPÓSITO SÓCIO COMUNICATIVO DE RECUPERAR VIVÊNCIAS DE TEMPOS MAIS DISTANTES RELACIONADOS A LUGARES, OBJETOS, PESSOAS, FATOS, SENTIMENTOS E VALORES VIVENCIADOS OU NÃO PELO AUTOR. PENSANDO NISSO, ESSE TRABALHO VISOU RESGATAR AS MEMÓRIAS DE PESSOAS DA COMUNIDADE E TRABALHAR O GÊNERO ENQUANTO ALICERCE NA LEITURA, NA ESCRITA E NA PRODUÇÃO TEXTUAL, UMA VEZ QUE A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, O ALUNO DISPÕE DE MEIOS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO USO DA LÍNGUA NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DO CONVÍVIO SOCIAL EM QUE ESTÁ INSERIDO. A REALIZAÇÃO DO PROJETO SE DEU EM UMA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FENELON MEDEIROS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ-PB. PARA TANTO FOI REALIZADO DISCUSSÕES SOBRE A PROPOSTA DO GÊNERO TEXTUAL, PESQUISAS, ENTREVISTAS, PARA ASSIM PRODUZIRMOS UM ÁUDIO-BOOK OBJETIVANDO MOSTRAR AO EDUCANDO QUE CADA SUJEITO TEM SUA MANEIRA PRÓPRIA DE FALAR E DE SE EXPRESSAR CONFORME SUA ORIGEM, IDENTIDADE E ESPAÇO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN (1997) A RESPEITO DOS GÊNEROS TEXTUAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DE SALA DE AULA, ALÉM DE DIONÍSIO (2005), XAVIER (2011) ENTRE OUTROS. A PARTIR DA DISCUSSÃO COM BASE NA TEORIA E NA PRÁTICA, OBSERVAMOS QUE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MEMÓRIA LITERÁRIA FAVORECEU A ATIVIDADE DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL, ALÉM DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA, FATOS REAIS DA COMUNIDADE, PROPORCIONOU AO ALUNO UM CONHECIMENTO SOBRE AS PRÁTICAS ORAIS E LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E SOCIAIS AS QUAIS FORAM COMPARTILHADAS PARA TODA COMUNIDADE.