O SLAM COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83205 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "O SLAM COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "NA CONTEMPORANEIDADE, A LITERATURA BRASILEIRA VEM SENDO ESCRITA POR DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, INCLUSIVE AQUELES ANTES EXCLUÍDOS DO CAMPO DA PRODUÇÃO ESTÉTICA. CONTUDO, A LUTA POR MAIS REPRESENTATIVIDADE E RECONHECIMENTO AINDA SE FAZ NECESSÁRIA, TENDO EM VISTA QUE PERSISTE, NO CIRCUITO LITERÁRIO, A SUBALTERNIZAÇÃO DE ALGUMAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS, ESPECIALMENTE AS OBRAS QUE CONSTITUEM A CHAMADA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA. O PRESENTE ESTUDO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE OBJETIVA COMPARTILHAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM FOCO NA ABORDAGEM DO SLAM QUE ULTRAPASSE AS FRONTEIRAS DE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL, PARA TORNAR-SE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA LEGÍTIMA E REPRESENTATIVA DE GRUPOS SOCIALMENTE MARGINALIZADOS. PARA TANTO, OS APORTES TEÓRICOS QUE EMBASAM ESTA PESQUISA CONTEMPLAM AS DISCUSSÕES FORNECIDAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO, A SABER: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (BRASIL, 2006; 2018). ALÉM DISSO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TAMBÉM CONTA COM REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA (BUZEN ET AL, 2006; COSSON, 2020; PINTO; MELO, 2016), RELACIONADAS AOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA CRÍTICA LITERÁRIA BRASILEIRA DEBRUÇADOS NO CERNE DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO, RECEPÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA (DALCASTAGNÈ; TENNINA, 2019; NEVES, 2017; VIEIRA, 2015). POR FIM, AS SUGESTÕES DESTACADAS EVIDENCIAM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SOCIO-DISCURSIVAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO SENTIDO DE DESCOLOCAR O ALUNO À POSIÇÃO DE SUJEITO ATIVO, LEITOR E PARTICIPANTE, ATRAVÉS DAS BATALHAS DE POESIA MARGINAL, EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTÉTICA E CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL PELO PRÓPRIO OBJETO LITERÁRIO SLAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "SLAM, LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA, ENSINO DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA106_ID232_23092021230725.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY KAROLINE DA SILVA MIGUEL" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.miguel@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83205 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "O SLAM COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "NA CONTEMPORANEIDADE, A LITERATURA BRASILEIRA VEM SENDO ESCRITA POR DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS, INCLUSIVE AQUELES ANTES EXCLUÍDOS DO CAMPO DA PRODUÇÃO ESTÉTICA. CONTUDO, A LUTA POR MAIS REPRESENTATIVIDADE E RECONHECIMENTO AINDA SE FAZ NECESSÁRIA, TENDO EM VISTA QUE PERSISTE, NO CIRCUITO LITERÁRIO, A SUBALTERNIZAÇÃO DE ALGUMAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS, ESPECIALMENTE AS OBRAS QUE CONSTITUEM A CHAMADA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA. O PRESENTE ESTUDO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE OBJETIVA COMPARTILHAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM FOCO NA ABORDAGEM DO SLAM QUE ULTRAPASSE AS FRONTEIRAS DE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL, PARA TORNAR-SE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA LEGÍTIMA E REPRESENTATIVA DE GRUPOS SOCIALMENTE MARGINALIZADOS. PARA TANTO, OS APORTES TEÓRICOS QUE EMBASAM ESTA PESQUISA CONTEMPLAM AS DISCUSSÕES FORNECIDAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ENSINO, A SABER: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (BRASIL, 2006; 2018). ALÉM DISSO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TAMBÉM CONTA COM REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA (BUZEN ET AL, 2006; COSSON, 2020; PINTO; MELO, 2016), RELACIONADAS AOS ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA CRÍTICA LITERÁRIA BRASILEIRA DEBRUÇADOS NO CERNE DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO, RECEPÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA LITERATURA MARGINAL OU PERIFÉRICA (DALCASTAGNÈ; TENNINA, 2019; NEVES, 2017; VIEIRA, 2015). POR FIM, AS SUGESTÕES DESTACADAS EVIDENCIAM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS SOCIO-DISCURSIVAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NO SENTIDO DE DESCOLOCAR O ALUNO À POSIÇÃO DE SUJEITO ATIVO, LEITOR E PARTICIPANTE, ATRAVÉS DAS BATALHAS DE POESIA MARGINAL, EM UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTÉTICA E CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL PELO PRÓPRIO OBJETO LITERÁRIO SLAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "SLAM, LITERATURA MARGINAL E PERIFÉRICA, ENSINO DE LITERATURA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA106_ID232_23092021230725.pdf" "created_at" => "2022-01-21 13:17:41" "updated_at" => "2022-02-23 09:36:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLY KAROLINE DA SILVA MIGUEL" "autor_nome_curto" => "ISABELLY" "autor_email" => "isabelly.miguel@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }