ENTRE O SUJEITO GRAMATICAL E O SUJEITO DA PRÓPRIA HISTÓRIA: LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2022-01-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 83387 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "ENTRE O SUJEITO GRAMATICAL E O SUJEITO DA PRÓPRIA HISTÓRIA: LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA FAZ-SE NECESSÁRIO TRATAR CRITICAMENTE O ENSINO, TORNANDO-O UM PROCESSO DE REFLEXÃO, UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICO-CRÍTICA, PAUTADA NA REALIDADE DOS SUJEITOS, TORNANDO-OS SUJEITOS DA PRÓPRIA HISTÓRIA. E NESTA PERSPECTIVA DE CONSTITUIR SERES CRÍTICOS E CONSCIENTES, OBJETIVOU-SE DISCUTIR, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL, A CATEGORIA GRAMATICAL “SUJEITO” (A TRADICIONAL E A CULTURAL) E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, NESTE ARTIGO ARTICULARAM-SE: ESTUDOS GRAMATICAIS/CULTURAIS (NEVES, 2012; HEINE, 2008; BAUMAN, 2003; HALL, 2006); ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS (ROJO, 2012) E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA – O ENSINO DIALÓGICO E CRÍTICO (FREIRE, 1997, 2014). TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. E OS RESULTADOS ENFATIZARAM QUE O ENSINO DO “SUJEITO GRAMATICAL” ACRÍTICO-SÓLIDO-TRADICIONAL É INCOERENTE FRENTE À REALIDADE DOS SUJEITOS ATUAIS, SENDO IMPRESCINDÍVEL A SUA ARTICULAÇÃO COM OUTRAS FORMAS DE SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "ENSINO DE LP, SUJEITO, TRADICIONAL/CULTURAL, SUJEITOS CRÍTICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID146_11102021220343.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAREZ NOGUEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "JUNO" "autor_email" => "junolins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 83387 "edicao_id" => 188 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "ENTRE O SUJEITO GRAMATICAL E O SUJEITO DA PRÓPRIA HISTÓRIA: LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA FAZ-SE NECESSÁRIO TRATAR CRITICAMENTE O ENSINO, TORNANDO-O UM PROCESSO DE REFLEXÃO, UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICO-CRÍTICA, PAUTADA NA REALIDADE DOS SUJEITOS, TORNANDO-OS SUJEITOS DA PRÓPRIA HISTÓRIA. E NESTA PERSPECTIVA DE CONSTITUIR SERES CRÍTICOS E CONSCIENTES, OBJETIVOU-SE DISCUTIR, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL, A CATEGORIA GRAMATICAL “SUJEITO” (A TRADICIONAL E A CULTURAL) E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, NESTE ARTIGO ARTICULARAM-SE: ESTUDOS GRAMATICAIS/CULTURAIS (NEVES, 2012; HEINE, 2008; BAUMAN, 2003; HALL, 2006); ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS (ROJO, 2012) E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA – O ENSINO DIALÓGICO E CRÍTICO (FREIRE, 1997, 2014). TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. E OS RESULTADOS ENFATIZARAM QUE O ENSINO DO “SUJEITO GRAMATICAL” ACRÍTICO-SÓLIDO-TRADICIONAL É INCOERENTE FRENTE À REALIDADE DOS SUJEITOS ATUAIS, SENDO IMPRESCINDÍVEL A SUA ARTICULAÇÃO COM OUTRAS FORMAS DE SUJEITOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Ensino Contextual de Gramática" "palavra_chave" => "ENSINO DE LP, SUJEITO, TRADICIONAL/CULTURAL, SUJEITOS CRÍTICOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV162_MD1_SA110_ID146_11102021220343.pdf" "created_at" => "2022-02-23 10:21:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAREZ NOGUEIRA LINS" "autor_nome_curto" => "JUNO" "autor_email" => "junolins@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iii-congresso-brasileiro-sobre-letramentos-e-dificuldades-de-aprendizagem" "edicao_nome" => "Anais III CONBRALE" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61b7a4e05d25f_13122021165408.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-26" "edicao_publicada_em" => "2021-12-08 11:33:03" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }