NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA FAZ-SE NECESSÁRIO TRATAR CRITICAMENTE O ENSINO, TORNANDO-O UM PROCESSO DE REFLEXÃO, UMA CONSTRUÇÃO DIALÓGICO-CRÍTICA, PAUTADA NA REALIDADE DOS SUJEITOS, TORNANDO-OS SUJEITOS DA PRÓPRIA HISTÓRIA. E NESTA PERSPECTIVA DE CONSTITUIR SERES CRÍTICOS E CONSCIENTES, OBJETIVOU-SE DISCUTIR, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM ESPECIAL, A CATEGORIA GRAMATICAL “SUJEITO” (A TRADICIONAL E A CULTURAL) E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, NESTE ARTIGO ARTICULARAM-SE: ESTUDOS GRAMATICAIS/CULTURAIS (NEVES, 2012; HEINE, 2008; BAUMAN, 2003; HALL, 2006); ESTUDOS SOBRE LETRAMENTOS (ROJO, 2012) E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA – O ENSINO DIALÓGICO E CRÍTICO (FREIRE, 1997, 2014). TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. E OS RESULTADOS ENFATIZARAM QUE O ENSINO DO “SUJEITO GRAMATICAL” ACRÍTICO-SÓLIDO-TRADICIONAL É INCOERENTE FRENTE À REALIDADE DOS SUJEITOS ATUAIS, SENDO IMPRESCINDÍVEL A SUA ARTICULAÇÃO COM OUTRAS FORMAS DE SUJEITOS.