O ARTIGO SE CONSTITUI COMO RESULTADO DAS REFLEXÕES, SISTEMATIZAÇÕES E ANÁLISES DE DADOS A PARTIR DE UMA INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA ACERCA DA LGBTIFOBIA COMO FENÔMENO SOCIAL REVERBERADO NA ESCOLA. OUTROSSIM, OBJETIVAMOS PERSCRUTAR, ANALITICAMENTE, A NARRATIVA DOS/AS JOVENS ESCOLARES SOBRE OS DESAFIOS, AS DIFICULDADES, OS CONFLITOS, AS TENSÕES, OS REVESES DE SER ESTUDANTE LGBTI+ EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (EEEFM), NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. COMO PROBLEMA DE PESQUISA INDAGAMOS: COMO OS/AS JOVENS ESCOLARES LGBTI+ IDENTIFICAM E APONTAM, DISCURSIVAMENTE, OS DESAFIOS ÀS SUAS SEXUALIDADES NO AMBIENTE DE UMA ESCOLA PÚBLICA; COMO ESSAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS SE CONSTITUEM E REVERBERAM E NOVAS FORMAS DE EXISTÊNCIA PARA OS/AS ESTUDANTES. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM REALIZADOS A PARTIR DE UM CONJUNTO DE TÉCNICAS DE NATUREZA QUALITATIVA, ARTICULADOS COM O PROBLEMA DA PESQUISA E OS OBJETIVOS PROPOSTOS. OS DADOS SÃO ANALISADOS NA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO A FIM DE APREENDER CADA DISCURSO NA HISTORICIDADE QUE O CARACTERIZA, ATRIBUINDO A PRÓPRIA LINGUAGEM UM MARCADOR HISTÓRICO-SOCIAL, QUE CONSTITUI AS EXPERIÊNCIAS, A REALIDADE, UM MUNDO DE SIGNIFICAÇÕES. DESTACAMOS COMO PRINCIPAL RESULTADO, O AGENCIAMENTO DAS TECNOLOGIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE ARTICULADOS A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, SE VALENDO DE UM CARÁCTER ABNÓXIO PROPOSITANDO INSTITUIR DIFERENÇAS E DESIGUALDADES.