COM A POPULARIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CULTURA POP GANHOU AINDA MAIS DESTAQUE NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES E JOVENS. AS PRODUÇÕES LIGADAS À INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO COMO OS MEMES, OS GRUPOS MUSICAIS, OS PASSOS DE DANÇA, OS JOGOS DIGITAIS, OS SERIADOS E FILMES, SÃO ASSUNTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS. NO ENTANTO, MUITAS VEZES ESSAS PRODUÇÕES, ALÉM DE NÃO SEREM APROVEITADAS PELO AMBIENTE ESCOLAR COMO UMA FORMA DE REALIZAR DISCUSSÕES CRÍTICAS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS, PROMOVEM A ALIENAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DENTRO DE UMA LÓGICA CAPITALISTA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO VEM PROPOR REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES LIGADAS A CULTURA POP A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. COMPREENDE-SE QUE AO TRAZER O ESTUDANTE PARA UM LOCAL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROMOVER A HORIZONTALIDADE DO DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS, É POSSÍVEL FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E MAIS CRÍTICAS PARA LEREM O MUNDO DE MANEIRA LIBERTADORA.