O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS
RELACIONADOS A DIVERSOS TEMAS QUE FAZEM PARTE DA REALIDADE SOCIAL E ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DO
PROJETO DE INTERVENÇÃO INTITULADO COMO: “SETEMBRO AZUL: MÊS DA VISIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA”,
REALIZADO EM UMA DAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA
PEDAGÓGICA. TEVE-SE COMO PÚBLICO ALVO UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAS DE
UMA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE. A PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER
QUALITATIVO TRAZ A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR A TEMÁTICA DA INCLUSÃO COM PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DO
TRABALHO COLETIVO ESTUDANTIL QUE TEVE COMO NORTEADOR O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
DE NAZARÉ DA MATA. OS OBJETIVOS SÃO: IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE O EU E O OUTRO; APROXIMAR E
DESENVOLVER EMPATIA E APROXIMAÇÃO INTERPESSOAL RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS COLEGAS; REFLETIR A
RESPEITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, DESTACANDO A SURDEZ, NOS ESPAÇOS, INCLUSIVE ESCOLARES.
DESENVOLVIDO EM UM DIA EM FORMATO DE OFICINA COM DINÂMICAS, DEBATES, LEITURAS E PRODUÇÃO. EM VISTA
DISSO, TEVE-SE COMO RESULTADO DISCENTES PARTICIPATIVOS E DISPOSTOS A ENVOLVEREM-SE NAS ATIVIDADES QUE
FORAM PROPOSTAS E ABERTOS PARA MUDANÇAS INCLUSIVAS E ATITUDES COOPERATIVAS COM O PRÓXIMO.