Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA ATIVIDADE DOCENTE E SEUS ENFRENTAMENTOS EM INÍCIO DE CARREIRA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, QUESTÃO DE GÊNERO NA DOCÊNCIA, PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80082
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 806
    "inscrito_id" => 1940
    "titulo" => "PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA ATIVIDADE DOCENTE E SEUS ENFRENTAMENTOS EM INÍCIO DE CARREIRA"
    "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS DADOS PRODUZIDOS EM UMA PESQUISA QUE FOI DESENVOLVIDA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA, NA QUAL ABORDOU ANÁLISES DIANTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS DA UEMA, CAMPUS TIMON. À VISTA DISSO, ESTRUTUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO SE DEU A INSERÇÃO DO(A) PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) NO CAMPO DE EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO, E DE QUE MODO AS DIFERENÇAS DE GÊNERO SE CARACTERIZARAM COMO POTENCIALIZADORAS NOS ENFRENTAMENTOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA. QUANTO A METODOLOGIA ABORDADA PARA A CONCRETUDE DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR MEIO DA PLATAFORMA SKYPE COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UEMA, BEM COMO FORAM SELECIONADOS ALGUNS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS QUE SE TORNARAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A ANÁLISE DOS DADOS. DIANTE DOS RESULTADOS REVELADOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FASE INICIAL DA DOCÊNCIA É MARCADA POR DIVERSOS ENCONTROS E DESENCONTROS, TAIS COMO A BASE TEÓRICA APREENDIDA NA ACADEMIA QUE SE FAZ DE GRANDE ALIADA NAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA DA PRÁTICA DOCENTE, E AO DESENCONTRO TEM-SE AS DESIGUALDADES JUNTO AO CENÁRIO EDUCACIONAL AGRAVADAS DIANTE DO FATOR GÊNERO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, QUESTÃO DE GÊNERO NA DOCÊNCIA, PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021164135.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES"
    "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80082
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 806
    "inscrito_id" => 1940
    "titulo" => "PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA ATIVIDADE DOCENTE E SEUS ENFRENTAMENTOS EM INÍCIO DE CARREIRA"
    "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS DADOS PRODUZIDOS EM UMA PESQUISA QUE FOI DESENVOLVIDA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA, NA QUAL ABORDOU ANÁLISES DIANTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS DA UEMA, CAMPUS TIMON. À VISTA DISSO, ESTRUTUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO SE DEU A INSERÇÃO DO(A) PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) NO CAMPO DE EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO, E DE QUE MODO AS DIFERENÇAS DE GÊNERO SE CARACTERIZARAM COMO POTENCIALIZADORAS NOS ENFRENTAMENTOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA. QUANTO A METODOLOGIA ABORDADA PARA A CONCRETUDE DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR MEIO DA PLATAFORMA SKYPE COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UEMA, BEM COMO FORAM SELECIONADOS ALGUNS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS QUE SE TORNARAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A ANÁLISE DOS DADOS. DIANTE DOS RESULTADOS REVELADOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FASE INICIAL DA DOCÊNCIA É MARCADA POR DIVERSOS ENCONTROS E DESENCONTROS, TAIS COMO A BASE TEÓRICA APREENDIDA NA ACADEMIA QUE SE FAZ DE GRANDE ALIADA NAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA DA PRÁTICA DOCENTE, E AO DESENCONTRO TEM-SE AS DESIGUALDADES JUNTO AO CENÁRIO EDUCACIONAL AGRAVADAS DIANTE DO FATOR GÊNERO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, QUESTÃO DE GÊNERO NA DOCÊNCIA, PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA, CURSO DE PEDAGOGIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1940_29072021164135.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES"
    "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS DADOS PRODUZIDOS EM UMA PESQUISA QUE FOI DESENVOLVIDA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA IES PÚBLICA, NA QUAL ABORDOU ANÁLISES DIANTE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS DA UEMA, CAMPUS TIMON. À VISTA DISSO, ESTRUTUROU-SE COMO OBJETIVO GERAL: COMPREENDER COMO SE DEU A INSERÇÃO DO(A) PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) NO CAMPO DE EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO, E DE QUE MODO AS DIFERENÇAS DE GÊNERO SE CARACTERIZARAM COMO POTENCIALIZADORAS NOS ENFRENTAMENTOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA. QUANTO A METODOLOGIA ABORDADA PARA A CONCRETUDE DA PESQUISA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS POR MEIO DA PLATAFORMA SKYPE COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UEMA, BEM COMO FORAM SELECIONADOS ALGUNS REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS QUE SE TORNARAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A ANÁLISE DOS DADOS. DIANTE DOS RESULTADOS REVELADOS NA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A FASE INICIAL DA DOCÊNCIA É MARCADA POR DIVERSOS ENCONTROS E DESENCONTROS, TAIS COMO A BASE TEÓRICA APREENDIDA NA ACADEMIA QUE SE FAZ DE GRANDE ALIADA NAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA DA PRÁTICA DOCENTE, E AO DESENCONTRO TEM-SE AS DESIGUALDADES JUNTO AO CENÁRIO EDUCACIONAL AGRAVADAS DIANTE DO FATOR GÊNERO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.