A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80852 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1879 "inscrito_id" => 2534 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CICLOS BIOGEOQUÍMICOS" "resumo" => "O SÉCULO XXI SE CARACTERIZA-SE POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES, SEJAM ELAS POR MEIO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, ACELERAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES OU ATÉ MESMO AS NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS. DESTA FORMA, A EDUCAÇÃO GANHA PAPEL AINDA MAIS COMPLEXO NA VIDA DAS PESSOAS, SENDO NECESSÁRIO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM ATIVAMENTE PARA AS VIDA DOS ALUNOS. ATRAVÉS DO PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU-SE INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REFERENTE AOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E COMO TAIS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PODERIAM AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE SIGNIFICADOS E ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS E INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR EM TODO O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DESTE TRABALHO VISAM CONTRIBUIR PARA INCLUSÃO DE TODOS DE MODO PARTICIPATIVO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL, ASSIM COMO TAMBÉM POSSIBILITAR AOS DISCENTES A HABILIDADE DE SEREM INDIVÍDUOS CRÍTICOS E CAPAZES DE USAR A BIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO. SENDO PERCEPTÍVEL UM RETORNO POSITIVO POR PARTE DOS DISCENTES CONSIDERANDO SUA APRENDIZAGEM. PORTANTO, ESSAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM DIRETAMENTE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ATIVA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2534_27092021181739.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WESLEY RODRIGUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "WESLEY RODRIGUES" "autor_email" => "weslleycostha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80852 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1879 "inscrito_id" => 2534 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM CICLOS BIOGEOQUÍMICOS" "resumo" => "O SÉCULO XXI SE CARACTERIZA-SE POR PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES, SEJAM ELAS POR MEIO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, ACELERAÇÃO DA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES OU ATÉ MESMO AS NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS. DESTA FORMA, A EDUCAÇÃO GANHA PAPEL AINDA MAIS COMPLEXO NA VIDA DAS PESSOAS, SENDO NECESSÁRIO O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES QUE CONTRIBUAM ATIVAMENTE PARA AS VIDA DOS ALUNOS. ATRAVÉS DO PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU-SE INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, A PARTIR DA PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REFERENTE AOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS E COMO TAIS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PODERIAM AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DE SIGNIFICADOS E ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS E INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR EM TODO O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DESTE TRABALHO VISAM CONTRIBUIR PARA INCLUSÃO DE TODOS DE MODO PARTICIPATIVO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL, ASSIM COMO TAMBÉM POSSIBILITAR AOS DISCENTES A HABILIDADE DE SEREM INDIVÍDUOS CRÍTICOS E CAPAZES DE USAR A BIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE TOMADA DE DECISÃO. SENDO PERCEPTÍVEL UM RETORNO POSITIVO POR PARTE DOS DISCENTES CONSIDERANDO SUA APRENDIZAGEM. PORTANTO, ESSAS AÇÕES CONTRIBUÍRAM DIRETAMENTE PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL ATIVA E SIGNIFICATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2534_27092021181739.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO WESLEY RODRIGUES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "WESLEY RODRIGUES" "autor_email" => "weslleycostha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }