A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DESTA PESQUISA TRAZ UMA VISÃO INOVADORA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, POSTO QUE, NÃO FOI ENCONTRADA NENHUMA LITERATURA NA ÁREA DA GEOGRAFIA QUE TRATASSE DESSE TEMA. OS GIFS ANIMADOS SÃO VISTOS COMO UM RECURSO FACILITADOR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, ASSIM, TEM-SE O INTERESSE EM TAL TEMÁTICA. A PESQUISA JUSTIFICA-SE NA NECESSIDADE DE SE PENSAR EM NOVAS FORMAS DE INOVAR AS PRÁTICAS DE ENSINO E NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE ENRIQUEÇAM O POTENCIAL DAS AULAS, INSTIGANDO O ALUNO A OBSERVAR, ANALISAR E COMPREENDER DE FORMA ATENCIOSA. O OBJETIVO GERAL VISA ANALISAR O USO DE GIFS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, COM O INTUITO DE PROPOR ESSA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO PARA MELHOR COMPREENSÃO E EXPRESSIVIDADE DOS CONTEÚDOS. DE FORMA ESPECÍFICA OBJETIVA-SE MOSTRAR AS DIFICULDADES E AS VANTAGENS INERENTES COM O TRABALHO DE GIFS EM SALA DE AULA, REALIZAR UM LEVANTAMENTO DOS GIFS ANIMADOS DE CUNHO PEDAGÓGICO NA ÁREA DA GEOGRAFIA, APRESENTAR UM BANCO DE DADOS DE GIFS ATRAVÉS DE UM BLOG COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA SER USADA EM SALA DE AULA, PROPORCIONANDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA E DISCUTIR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM A PARTIR DO USO DOS GIFS NA ELABORAÇÃO DAS AULAS TEÓRICAS. A PRESENTE PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA. REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO REFERENTE AO USO DE GIFS ANIMADOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO, SENDO POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR PERCEPÇÕES DISTINTAS DE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ESTÃO PERMEANDO NA PESQUISA E APLICAÇÃO DE GIFS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO. FEZ-SE O USO CONSTANTE DA INTERNET COMO MEIO PARA PESQUISAR, COMPOR BANCO DE DADOS E CRIAR GIFS AUTORAIS. O USO DE GIFS NO ENSINO TEM CRESCIDO EM ALGUMAS ÁREAS DO SABER E DENTRO DO CONTEXTO DA GEOGRAFIA, ESSA FERRAMENTA PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS, DOS FENÔMENOS E PROCESSOS DE FORMA MAIS REALISTA, DINÂMICA E LÚDICA, E ASSIM CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO.