LUZ, CÂMERA E AÇÃO: ENTRE MEMÓRIAS E
SILENCIAMENTOS NO FILME DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81267 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 8722 "titulo" => """ LUZ, CÂMERA E AÇÃO: ENTRE MEMÓRIAS E\r\n SILENCIAMENTOS NO FILME DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO """ "resumo" => """ O ATUAL ARTIGO BUSCA PENSAR SOBRE O FILME “DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO”, COLOCANDO EM FOCO\r\n ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE COMO A ESCRAVIDÃO TEM SIDO RETRATADA PELO CINEMA. O FILME É BASEADO\r\n EM UM RELATO VERÍDICO, PENSADO A PARTIR DAS MEMÓRIAS, TRANSFORMADAS EM LIVRO, DE SOLOMOM\r\n NORTHURP, O QUAL ERA UM HOMEM NEGRO LIVRE E QUE FOI SEQUESTRADO E TRANSFORMADO EM ESCRAVO.\r\n PARA A ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA LANÇAMOS MÃOS DE AUTORES COMO MICHEL FOUCAULT, GUACIRA\r\n LOPES LOURO, MAURICE HALBWACHS ENTRE OUTROS AUTORES QUE NOS AJUDARAM A REFLETIR SOBRE A\r\n TEMÁTICA, PERCEBENDO NÃO SÓ O QUE ESTA EXPLICITO NA TRAMA, MAS TAMBÉM O QUE FOI OS SILENCIADO.\r\n AO ANALISAR ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DO FILME CONCLUÍMOS QUE NUMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDA, O\r\n FILME DEIXA LACUNAS NO TOCANTE A RESISTÊNCIAS AGENCIADAS POR HOMENS E MULHERES QUE\r\n VIVENCIARAM A ESCRAVIDÃO NO PERÍODO ABORDADO PELA TRAMA. TODAVIA, PODEMOS SALIENTAR QUE O\r\n CINEMA CONTINUA SENDO UM TERRENO FÉRTIL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA OS DIVERSOS CAMPOS\r\n EDUCACIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CINEMA, ESCRAVIDÃO, MEMÓRIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID8722_30092021232632.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE CRISTINA DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "ELANE CRISTINA DO AMARAL" "autor_email" => "enale13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81267 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2371 "inscrito_id" => 8722 "titulo" => """ LUZ, CÂMERA E AÇÃO: ENTRE MEMÓRIAS E\r\n SILENCIAMENTOS NO FILME DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO """ "resumo" => """ O ATUAL ARTIGO BUSCA PENSAR SOBRE O FILME “DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO”, COLOCANDO EM FOCO\r\n ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE COMO A ESCRAVIDÃO TEM SIDO RETRATADA PELO CINEMA. O FILME É BASEADO\r\n EM UM RELATO VERÍDICO, PENSADO A PARTIR DAS MEMÓRIAS, TRANSFORMADAS EM LIVRO, DE SOLOMOM\r\n NORTHURP, O QUAL ERA UM HOMEM NEGRO LIVRE E QUE FOI SEQUESTRADO E TRANSFORMADO EM ESCRAVO.\r\n PARA A ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA LANÇAMOS MÃOS DE AUTORES COMO MICHEL FOUCAULT, GUACIRA\r\n LOPES LOURO, MAURICE HALBWACHS ENTRE OUTROS AUTORES QUE NOS AJUDARAM A REFLETIR SOBRE A\r\n TEMÁTICA, PERCEBENDO NÃO SÓ O QUE ESTA EXPLICITO NA TRAMA, MAS TAMBÉM O QUE FOI OS SILENCIADO.\r\n AO ANALISAR ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DO FILME CONCLUÍMOS QUE NUMA REFLEXÃO MAIS PROFUNDA, O\r\n FILME DEIXA LACUNAS NO TOCANTE A RESISTÊNCIAS AGENCIADAS POR HOMENS E MULHERES QUE\r\n VIVENCIARAM A ESCRAVIDÃO NO PERÍODO ABORDADO PELA TRAMA. TODAVIA, PODEMOS SALIENTAR QUE O\r\n CINEMA CONTINUA SENDO UM TERRENO FÉRTIL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA OS DIVERSOS CAMPOS\r\n EDUCACIONAIS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "CINEMA, ESCRAVIDÃO, MEMÓRIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID8722_30092021232632.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELANE CRISTINA DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "ELANE CRISTINA DO AMARAL" "autor_email" => "enale13@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }