INSERINDO A CRIANÇA À ESCOLA MOSTRA-SE UM MOMENTO CRUCIAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. NESSE CENÁRIO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA A PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA REFERENTE AO BRINCAR E JOGAR- OPORTUNIZADA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA NO APRENDIZADO, ESPECIFICAMENTE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. DESTACA-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE GARANTIR AOS ALUNOS O DIREITO À INFÂNCIA, ASSEGURANDO UMA EDUCAÇÃO QUE OCORRA EM AMBIENTE ADEQUADO, RESGUARDANDO, ASSIM, AS DIMENSÕES DO CUIDAR E EDUCAR, EM QUE O LÚDICO SE TORNA UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ESTIMULANDO A CRIANÇA A DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO, COMPETÊNCIA COGNITIVA, ALÉM DE FAVORECER SUA AUTOESTIMA. O JOGAR E BRINCAR, NESTA FASE, ENRIQUECE O TRABALHO INTERDISCIPLINAR, OPORTUNIZANDO AS CRIANÇAS UMA FORMA PRAZEROSA E DINÂMICA DE APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. ATRAVÉS DO LÚDICO, ESSAS CRIANÇAS FORMAM CONCEITOS, DESENVOLVEM A IMAGINAÇÃO, ADQUIREM RELAÇÕES SOCIAIS E CONSTROEM SEU PRÓPRIO MUNDO.