O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO CONSTITUI-SE NUMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO QUE PROPICIA A ARTICULAÇÃO INTEGRADA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ÀS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS COM VISTAS A IDENTIFICAR PROBLEMÁTICAS ESPECÍFICAS DO COTIDIANO E PROPOR ENCAMINHAMENTOS. PARTINDO DESSA PREMISSA, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR EM QUE MEDIDA AS PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL (PPPG), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), FORAM PERMEADAS PELA PANDEMIA DA COVID-19. METODOLOGICAMENTE, CONFIGURA-SE COMO PESQUISA EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. BUSCOU-SE APOIO EM REFERENCIAIS SOBRE PESQUISA APLICADA E IMPLICADA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS, A FIM DE COTEJAR COM OS DADOS EMPÍRICOS PROVENIENTES DO QUESTIONÁRIO ON-LINE APLICADO AOS PÓS-GRADUANDOS QUE ESTÃO DESENVOLVENDO SUAS PESQUISAS NO CONTEXTO PANDÊMICO. FORAM ANALISADAS 8 (OITO) PESQUISAS, DAS QUAIS 6 (SEIS) FORAM REARTICULADAS OU PARCIALMENTE REARTICULADAS COM VISTAS A ATENDER AS DEMANDAS DO CONTEXTO PANDÊMICO. A ANÁLISE QUALITATIVA POSSIBILITOU EVIDENCIAR QUE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO PPPG DA UFSM CONSTITUEM-SE COMO PESQUISAS APLICADAS E IMPLICADAS, UMA VEZ QUE SÃO PERMEADAS POR ESPECIFICIDADES E DEMANDAS DO COTIDIANO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, IMPLICARAM NA REINVENÇÃO DE SUAS PRÁTICAS, BEM COMO DE SUAS PROPOSTAS DE PESQUISAS E PROCESSOS INVESTIGATIVOS, JÁ QUE FOCALIZAM SEUS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. POR ESSA E OUTRAS RAZÕES, ENTENDE-SE QUE O MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO CONFIGURA-SE COMO UMA MODALIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EMERGENTE QUE ESTÁ EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE.