TEMÁTICAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS CURSISTAS DO PARFOR: REFLEXÕES A PARTIR DAS SUAS PRÁTICAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81424 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2766 "inscrito_id" => 4839 "titulo" => "TEMÁTICAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS CURSISTAS DO PARFOR: REFLEXÕES A PARTIR DAS SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO TRATA-SE DO RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DO PARFOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA E OBJETIVOU REFLETIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS CURSISTAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ATUAL E SEUS DESAFIOS, SOB A PERSPECTIVA DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA (MARCONI E LAKATOS, 2010), ANCORADA NA PESQUISA DE CAMPO (GIL, 2010), COM A PRODUÇÃO DE DADOS A PARTIR DE PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA EM UM DOS COMPONENTES INSERIDOS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR. AS COLABORADORAS DA PESQUISA FORAM CONSTITUÍDAS POR VINTE E SETE PROFESSORAS CURSISTAS DO PROGRAMA, COM AMPLA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE JOVENS E ADULTOS (SEGMENTO I) E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTE MODO, AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS MOBILIZADAS NA PESQUISA FORAM: FREIRE (1980; 1996), PARO (2001), PÉREZ (2002), NOGUEIRA (2005), NERICE (1977), DENTRE OUTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REFLEXÃO DA TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE DIANTE DAS INÚMERAS QUESTÕES QUE AFETAM A EDUCAÇÃO ATUAL, O DISTANCIAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR É A MAIS EMERGENTE NA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS PESQUISADAS. DAS VINTE E SETE (27) PROFESSORAS PESQUISADAS, DEZESSEIS (16) DELAS APONTARAM ESTA PROBLEMÁTICA NOS SEUS TEXTOS. ALÉM DISSO, OUTRAS TEMÁTICAS TAMBÉM FORAM EVIDENCIADAS COM MENOR INCIDÊNCIA AS QUAIS CARECEM AMPLA PROBLEMATIZAÇÃO E DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, PROFESSORAS CURSISTAS, DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ATUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID4839_04112021105457.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA EURÁCIA" "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81424 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2766 "inscrito_id" => 4839 "titulo" => "TEMÁTICAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS CURSISTAS DO PARFOR: REFLEXÕES A PARTIR DAS SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO TRATA-SE DO RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DO PARFOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA E OBJETIVOU REFLETIR SOBRE AS PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS CURSISTAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ATUAL E SEUS DESAFIOS, SOB A PERSPECTIVA DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS. NO ÂMBITO METODOLÓGICO A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE ABORDAGEM QUALITATIVA (MARCONI E LAKATOS, 2010), ANCORADA NA PESQUISA DE CAMPO (GIL, 2010), COM A PRODUÇÃO DE DADOS A PARTIR DE PRODUÇÃO ESCRITA EM SALA DE AULA EM UM DOS COMPONENTES INSERIDOS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR. AS COLABORADORAS DA PESQUISA FORAM CONSTITUÍDAS POR VINTE E SETE PROFESSORAS CURSISTAS DO PROGRAMA, COM AMPLA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE JOVENS E ADULTOS (SEGMENTO I) E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTE MODO, AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS MOBILIZADAS NA PESQUISA FORAM: FREIRE (1980; 1996), PARO (2001), PÉREZ (2002), NOGUEIRA (2005), NERICE (1977), DENTRE OUTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA REFLEXÃO DA TEMÁTICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE DIANTE DAS INÚMERAS QUESTÕES QUE AFETAM A EDUCAÇÃO ATUAL, O DISTANCIAMENTO ENTRE A EDUCAÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR É A MAIS EMERGENTE NA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS PESQUISADAS. DAS VINTE E SETE (27) PROFESSORAS PESQUISADAS, DEZESSEIS (16) DELAS APONTARAM ESTA PROBLEMÁTICA NOS SEUS TEXTOS. ALÉM DISSO, OUTRAS TEMÁTICAS TAMBÉM FORAM EVIDENCIADAS COM MENOR INCIDÊNCIA AS QUAIS CARECEM AMPLA PROBLEMATIZAÇÃO E DEBATE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR, PROFESSORAS CURSISTAS, DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ATUAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID4839_04112021105457.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "MARIA EURÁCIA" "autor_email" => "mariaeuracia@ufrb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }