Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: OS IMPACTOS DA HIPERMASCULINIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE

Palavra-chaves: ESCOLA, GÊNERO, MASCULINIDADE, MACHISMO, Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79542
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "AS QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: OS IMPACTOS DA HIPERMASCULINIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE"
    "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS É UM PROCESSO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. PARA TAL, O MEIO EM QUE VIVE E AS PESSOAS AO REDOR TÊM UMA VASTA CONTRIBUIÇÃO NESSA PRÁXIS. NESSE SENTIDO, A ESCOLA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, POIS É POR MEIO DELA QUE O SUJEITO SE APROPRIA DA CULTURA EM QUE ESTEJA INSERIDO. ASSIM, COM A BASE DA SOCIEDADE FIRMADA EM PATRIARCALISMO E ANDROCENTRISMO, O MACHISMO E A HIPERMASCULINIDADE TEM INFLUENCIADO DIRETAMENTE NA FABRICAÇÃO DOS SUJEITOS, ADEMAIS, AO LONGO DA HISTÓRIA A SOCIEDADE TEM DESIGNADO A ESCOLA O PAPEL MANTER OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE ESTABELECIDOS SOCIALMENTE. EM SE TRATANDO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, HÁ UM GRANDE ABISMO E MUITA RESISTÊNCIA EM CONSIDERAR O ESPAÇO ESCOLAR COMO POSSÍVEL MEIO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS. ASSIM SENDO, ESTE ARTIGO VISA ANALISAR COMO OS ESTEREÓTIPOS IMPOSTOS PELA SOCIEDADE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO EU. A METODOLOGIA ADOTADA BASEIA-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES SIMONE DE BEAUVOIR, GUACIRA LOPES LOURO, DANIELA AUAD, LEVY VYGOTSKY, ENTRE OUTRAS OBRAS QUE TÊM COMO FOCO DISCUTIR SOBRE MASCULINIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL ATRIBUÍDOS AOS SEXOS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO ESTUDO MOSTRAM QUE A HIPERMASCULINIDADE É REFORÇADA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR TANTO DE MANEIRA IMPLÍCITA QUANTO EXPLÍCITA EM SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNERO, MASCULINIDADE, MACHISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA107_ID1928_30062021115614.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DE LIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ DE LIRA GOMES"
    "autor_email" => "beatriz-liras@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79542
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 1928
    "titulo" => "AS QUESTÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: OS IMPACTOS DA HIPERMASCULINIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE"
    "resumo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS É UM PROCESSO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. PARA TAL, O MEIO EM QUE VIVE E AS PESSOAS AO REDOR TÊM UMA VASTA CONTRIBUIÇÃO NESSA PRÁXIS. NESSE SENTIDO, A ESCOLA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, POIS É POR MEIO DELA QUE O SUJEITO SE APROPRIA DA CULTURA EM QUE ESTEJA INSERIDO. ASSIM, COM A BASE DA SOCIEDADE FIRMADA EM PATRIARCALISMO E ANDROCENTRISMO, O MACHISMO E A HIPERMASCULINIDADE TEM INFLUENCIADO DIRETAMENTE NA FABRICAÇÃO DOS SUJEITOS, ADEMAIS, AO LONGO DA HISTÓRIA A SOCIEDADE TEM DESIGNADO A ESCOLA O PAPEL MANTER OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE ESTABELECIDOS SOCIALMENTE. EM SE TRATANDO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, HÁ UM GRANDE ABISMO E MUITA RESISTÊNCIA EM CONSIDERAR O ESPAÇO ESCOLAR COMO POSSÍVEL MEIO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS. ASSIM SENDO, ESTE ARTIGO VISA ANALISAR COMO OS ESTEREÓTIPOS IMPOSTOS PELA SOCIEDADE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO EU. A METODOLOGIA ADOTADA BASEIA-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES SIMONE DE BEAUVOIR, GUACIRA LOPES LOURO, DANIELA AUAD, LEVY VYGOTSKY, ENTRE OUTRAS OBRAS QUE TÊM COMO FOCO DISCUTIR SOBRE MASCULINIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL ATRIBUÍDOS AOS SEXOS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO ESTUDO MOSTRAM QUE A HIPERMASCULINIDADE É REFORÇADA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR TANTO DE MANEIRA IMPLÍCITA QUANTO EXPLÍCITA EM SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNERO, MASCULINIDADE, MACHISMO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA107_ID1928_30062021115614.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ DE LIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ DE LIRA GOMES"
    "autor_email" => "beatriz-liras@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS É UM PROCESSO PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. PARA TAL, O MEIO EM QUE VIVE E AS PESSOAS AO REDOR TÊM UMA VASTA CONTRIBUIÇÃO NESSA PRÁXIS. NESSE SENTIDO, A ESCOLA ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, POIS É POR MEIO DELA QUE O SUJEITO SE APROPRIA DA CULTURA EM QUE ESTEJA INSERIDO. ASSIM, COM A BASE DA SOCIEDADE FIRMADA EM PATRIARCALISMO E ANDROCENTRISMO, O MACHISMO E A HIPERMASCULINIDADE TEM INFLUENCIADO DIRETAMENTE NA FABRICAÇÃO DOS SUJEITOS, ADEMAIS, AO LONGO DA HISTÓRIA A SOCIEDADE TEM DESIGNADO A ESCOLA O PAPEL MANTER OS ESTEREÓTIPOS EM TORNO DA MASCULINIDADE E FEMINILIDADE ESTABELECIDOS SOCIALMENTE. EM SE TRATANDO DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, HÁ UM GRANDE ABISMO E MUITA RESISTÊNCIA EM CONSIDERAR O ESPAÇO ESCOLAR COMO POSSÍVEL MEIO PARA A DESCONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS. ASSIM SENDO, ESTE ARTIGO VISA ANALISAR COMO OS ESTEREÓTIPOS IMPOSTOS PELA SOCIEDADE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO EU. A METODOLOGIA ADOTADA BASEIA-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES SIMONE DE BEAUVOIR, GUACIRA LOPES LOURO, DANIELA AUAD, LEVY VYGOTSKY, ENTRE OUTRAS OBRAS QUE TÊM COMO FOCO DISCUTIR SOBRE MASCULINIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR, EVIDENCIANDO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO SOCIAL ATRIBUÍDOS AOS SEXOS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DO ESTUDO MOSTRAM QUE A HIPERMASCULINIDADE É REFORÇADA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR TANTO DE MANEIRA IMPLÍCITA QUANTO EXPLÍCITA EM SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.