EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA - PE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79591 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1818 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA - PE" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO DESTINADA ÀQUELES(AS) QUE NÃO TIVERAM ACESSO À EDUCAÇÃO OU NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR OS ESTUDOS NA IDADE CONVENCIONAL. ANCORADO EM AUTORES E PESQUISAS PERTINENTES SOBRE A TEMÁTICA, O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DA EJA, BEM COMO CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ESTA MODALIDADE. ASSIM, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA – PE SOBRE A EJA, COMO TAMBÉM INVESTIGAR AS DIFICULDADES DOS DOCENTES PARA ATUAR NESTA MODALIDADE DE ENSINO E IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO MAIS LANÇADAS PELOS PROFESSORES(AS) DA EJA, REFLETINDO SOBRE ESTA MODALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE PESQUISA DE CAMPO, UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIO COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS. DEVIDO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS POR MEIO DE MÍDIAS SOCIAIS. A PROBLEMÁTICA FUNDAMENTOU-SE EM COMO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NA EJA PODEM INFLUENCIAR NA MANEIRA COMO O PROCESSO ESCOLAR É CONDUZIDO. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES COM A EJA ADVÊM DE FATORES COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS, A AUTOESTIMA DOS ALUNOS(AS) E A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS, QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR. AS REFLEXÕES FEITAS SOBRE A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA PERMITIRAM CONSTATAR QUE O ENSINO REMOTO TROUXE MAIS DESAFIOS PARA A REALIDADE DESTA MODALIDADE E AMPLIOU AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, POR NÃO CONSIDERAR A POPULAÇÃO TECNOLOGICAMENTE MARGINALIZADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO, PROCESSO ESCOLAR, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID1818_09072021152453.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana2017cristina2017@gmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU GRAÇAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79591 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1818 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA - PE" "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UMA MODALIDADE DE ENSINO DESTINADA ÀQUELES(AS) QUE NÃO TIVERAM ACESSO À EDUCAÇÃO OU NÃO CONSEGUIRAM CONCLUIR OS ESTUDOS NA IDADE CONVENCIONAL. ANCORADO EM AUTORES E PESQUISAS PERTINENTES SOBRE A TEMÁTICA, O ARTIGO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DA EJA, BEM COMO CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE ESTA MODALIDADE. ASSIM, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES(AS) DA REDE MUNICIPAL DE OLINDA – PE SOBRE A EJA, COMO TAMBÉM INVESTIGAR AS DIFICULDADES DOS DOCENTES PARA ATUAR NESTA MODALIDADE DE ENSINO E IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO MAIS LANÇADAS PELOS PROFESSORES(AS) DA EJA, REFLETINDO SOBRE ESTA MODALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CUNHO QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE PESQUISA DE CAMPO, UTILIZANDO-SE QUESTIONÁRIO COMO MÉTODO DE COLETA DE DADOS. DEVIDO AO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS POR MEIO DE MÍDIAS SOCIAIS. A PROBLEMÁTICA FUNDAMENTOU-SE EM COMO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES(AS) QUE ATUAM NA EJA PODEM INFLUENCIAR NA MANEIRA COMO O PROCESSO ESCOLAR É CONDUZIDO. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS DOCENTES COM A EJA ADVÊM DE FATORES COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS, A AUTOESTIMA DOS ALUNOS(AS) E A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS, QUE CONTRIBUEM PARA A EVASÃO ESCOLAR. AS REFLEXÕES FEITAS SOBRE A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA PERMITIRAM CONSTATAR QUE O ENSINO REMOTO TROUXE MAIS DESAFIOS PARA A REALIDADE DESTA MODALIDADE E AMPLIOU AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, POR NÃO CONSIDERAR A POPULAÇÃO TECNOLOGICAMENTE MARGINALIZADA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO, PROCESSO ESCOLAR, ENSINO REMOTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA112_ID1818_09072021152453.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana2017cristina2017@gmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU GRAÇAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }