AVALIAÇÃO DO SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO
(PSI) E DO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO EM UMA
UNIVERSIDADE PÚBLICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81413 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 9268 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DO SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO\r\n (PSI) E DO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO EM UMA\r\n UNIVERSIDADE PÚBLICA """ "resumo" => "OS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAL MUITAS VEZES DEMONSTRAM INEFICIÊNCIA DA APRENDIZAGEM. O SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO (PSI) PRECONIZA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS RESPEITANDO A INDEPENDÊNCIA E O RITMO DE APRENDIZAGEM DE CADA ALUNO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI AVALIAR E COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO E O PSI. DUAS TURMAS DE UNIVERSITÁRIOS, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, PARTICIPARAM DA PRESENTE PESQUISA. A TURMA DO CURSO DE ECONOMIA TEVE SUAS AULAS PROGRAMADAS SOB O MÉTODO TRADICIONAL. A TURMA DE ENGENHARIA FOI PLANEJADA SOB OS PRINCÍPIOS DO PSI. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A TURMA COM PSI APRESENTOU CONCEITOS DE EXCELÊNCIA ATÉ 10 VEZES MAIOR QUE A TURMA COM METODOLOGIA TRADICIONAL, ALÉM DE NÃO APRESENTAR NENHUMA EVASÃO NA DISCIPLINA. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO PSI PROPORCIONOU RESULTADOS MAIS EFETIVOS PARA OS ALUNOS QUE ESTAVAM ATIVAMENTE ENGAJADOS NA DISCIPLINA QUE UTILIZOU ESTE MÉTODO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO, MÉTODOS ATIVOS, ENSINO TRADICIONAL, EVASÃO ESCOLAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9268_01112021100251.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANDRO FIGUEIREDO SOUZA" "autor_nome_curto" => "GILVANDRO FIGUEIREDO SOUZA" "autor_email" => "figgil@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81413 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2723 "inscrito_id" => 9268 "titulo" => """ AVALIAÇÃO DO SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO\r\n (PSI) E DO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO EM UMA\r\n UNIVERSIDADE PÚBLICA """ "resumo" => "OS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAL MUITAS VEZES DEMONSTRAM INEFICIÊNCIA DA APRENDIZAGEM. O SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO (PSI) PRECONIZA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS RESPEITANDO A INDEPENDÊNCIA E O RITMO DE APRENDIZAGEM DE CADA ALUNO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI AVALIAR E COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO E O PSI. DUAS TURMAS DE UNIVERSITÁRIOS, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, PARTICIPARAM DA PRESENTE PESQUISA. A TURMA DO CURSO DE ECONOMIA TEVE SUAS AULAS PROGRAMADAS SOB O MÉTODO TRADICIONAL. A TURMA DE ENGENHARIA FOI PLANEJADA SOB OS PRINCÍPIOS DO PSI. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A TURMA COM PSI APRESENTOU CONCEITOS DE EXCELÊNCIA ATÉ 10 VEZES MAIOR QUE A TURMA COM METODOLOGIA TRADICIONAL, ALÉM DE NÃO APRESENTAR NENHUMA EVASÃO NA DISCIPLINA. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO PSI PROPORCIONOU RESULTADOS MAIS EFETIVOS PARA OS ALUNOS QUE ESTAVAM ATIVAMENTE ENGAJADOS NA DISCIPLINA QUE UTILIZOU ESTE MÉTODO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO, MÉTODOS ATIVOS, ENSINO TRADICIONAL, EVASÃO ESCOLAR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9268_01112021100251.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANDRO FIGUEIREDO SOUZA" "autor_nome_curto" => "GILVANDRO FIGUEIREDO SOUZA" "autor_email" => "figgil@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }