EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80898 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1930 "inscrito_id" => 8404 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO." "resumo" => """ A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO\r\n ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE\r\n SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS,\r\n ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO\r\n OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS,\r\n QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA\r\n COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS\r\n FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES\r\n RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS,\r\n FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE\r\n CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2)\r\n AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%),\r\n TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M.\r\n (4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS\r\n PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS\r\n ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM\r\n DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E\r\n DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8404_28092021182020.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA SANTOS CARDOZO" "autor_nome_curto" => "BRUNA " "autor_email" => "bruna.s.cardozo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80898 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1930 "inscrito_id" => 8404 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO." "resumo" => """ A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO\r\n ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE\r\n SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS,\r\n ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO\r\n OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS,\r\n QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA\r\n COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS\r\n FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES\r\n RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS,\r\n FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE\r\n CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2)\r\n AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%),\r\n TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M.\r\n (4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS\r\n PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS\r\n ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM\r\n DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E\r\n DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8404_28092021182020.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA SANTOS CARDOZO" "autor_nome_curto" => "BRUNA " "autor_email" => "bruna.s.cardozo@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }