O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE REFLEXÕES SOBRE O FAZER DO PROFESSOR. SABE- SE QUE ATUALMENTE O PROFESSOR DEVE BUSCAR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA, PARA QUE POSSA AVALIAR CONSTANTEMENTE SUAS AÇÕES ENQUANTO PROFISSIONAL COMPROMETIDO COM A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O INTERESSE PELA TEMÁTICA SURGIU A PARTIR DAS VIVÊNCIAS ENQUANTO PROFESSORES FORMADORES DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: BRASIL ALFABETIZADO E TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CONHECER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES DE JOVENS E ADULTOS NOS REFERIDOS PROGRAMAS. NA PESQUISA PRIVILEGIAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO PROCEDIMENTOS PARA PRODUÇÃO E COLETA DE DADOS UTILIZAMOS A PESQUISA DOCUMENTAL, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS ALFABETIZADORES DOS REGISTROS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DO QUESTIONÁRIO E A OBSERVAÇÃO. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE É NECESSÁRIO UMA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EJA QUE CONTEMPLE AS ESPECIFICIDADES DESSA MODALIDADE DE ENSINO E OS CONHECIMENTOS E OS SABERES TEÓRICO-METODOLÓGICOS INERENTES A ELA E QUE CONTRIBUA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA E SIGNIFICATIVA NOS ESPAÇOS DA EJA.