AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE OS ESTUDOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DA INSERÇÃO DA CARTOGRAFIA É HISTÓRICO. NOS ÚLTIMOS SÉCULOS, A CARTOGRAFIA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA COMPREENSÃO E ANÁLISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, E MAIS RECENTEMENTE, POR MEIO DO GEOPROCESSAMENTO E DA COMUNICAÇÃO CARTOGRÁFICA, ATRAVÉS DA SEMIOLOGIA GRÁFICA, POSSIBILITARAM UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA, TENDO EM VISTA QUE, O MAPA NÃO DEVE SER SOMENTE EXPOSITIVO, MAS RESPONSÁVEL POR DESENCADEAR RACIOCÍNIOS PARA O ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, OBJETIVA-SE DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA, A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA, COMPREENDENDO ASSIM, A PROEMINÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE AO ESTABELECER UM NOVO OLHAR À CARTOGRAFIA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA TEM UM CARÁTER QUALITATIVO ESTANDO ALICERÇADO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DA LITERATURA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, ONDE FOI UTILIZADO O GOOGLE FORMS, PARA POSTERIOR TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES. AS DISCUSSÕES QUE PODEMOS ESTABELECER A PARTIR DOS RESULTADOS ESTABELECEM PARÂMETROS QUE PASSAM PELA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. A FALTA DE INVESTIMENTOS EM LABORATÓRIOS, SOFTWARES E EQUIPAMENTOS INVIABILIZAM O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO NA DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA QUE POSSIBILITARIAM AOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES DOCENTES PRIORIZANDO A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA.