Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELEMENTOS DE CIDADANIA E ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM MOÇAMBIQUE

Palavra-chaves: CIDADANIA, ÉTICA, ENSINO DE FILOSOFIA, MOÇAMBIQUE, Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS RESULTADOS DOS ESTUDOS SOBRE CIDADANIA E ÉTICA, BASEADOS NAS ENTREVISTAS, DOCUMENTOS E LIVROS DIDÁTICOS CONSULTADOS, AINDA HÁ UMA CONCEPÇÃO BASTANTE “LIVRESCA”. NA VIDA DO POVO MOÇAMBICANO, ESPECIALMENTE NA REGIÃO PESQUISADA, CABO DELGADO, NORDESTE DE MOÇAMBIQUE, AINDA REFLETE A FALTA DE CIDADANIA E ÉTICA NA SOCIEDADE COMO UM TODO, EM PARTICULAR QUANDO SE TRATA DE ACESSO AOS BENS ESSENCIAIS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. EM TERMOS METODOLÓGICOS, EFETUOU-SE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL SOBRE OS TEMAS COM ENFOQUE QUALITATIVO, RECOLHA DE DADOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM TRÊS ESCOLAS, “A, B, C”. NA OBTENÇÃO DOS RESULTADOS NESTA PESQUISA FOI UTILIZADA A TÉCNICA DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO, DIVIDIDO EM ABERTO OU FECHADO. ENTRETANTO, OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE UM RECORTE DA PESQUISA DA DISSERTAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO SOBRE O “CURRÍCULO DE FILOSOFIA NO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL DO 2º CICLO EM MOÇAMBIQUE”. NESTE PROCESSO, OPTOU-SE POR DUAS CATEGORIAS QUE SURGIRAM A PARTIR DAS ENTREVISTAS: A CIDADANIA E A ÉTICA. O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO QUE PERMITIU O APRIMORAMENTO DO EDUCANDO COMO PESSOA, FAZ UMA ALUSÃO IMPORTANTE A FORMAÇÃO DA ÉTICA. A CIDADANIA, POR SUA VEZ, DEVE SER ENTENDIDA COMO CONSCIÊNCIA E ATITUDE DE RESPEITO UNIVERSAL E LIBERDADE, CONVIVER EM SOCIEDADE E FORMAÇÃO POLÍTICA. POIS, A FORMAÇÃO POLÍTICA EXIGE E PERMITE A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA, O RESPEITO ÀS OPINIÕES, AOS ESTILOS DE VIDA DE CADA CIDADÃO E O ENGAJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE, AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA.

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