ESSE ARTIGO VISA PROBLEMATIZAR OS ELEMENTOS E O CONTEXTO EM QUE, NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FOI ELABORADO E IMPLANTADO O PROGRAMA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL EM 2017, DENOMINADO – ESCOLA DA AUTORIA. PELA NATUREZA DA EDUCAÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO EXPLICITAR A FORMA DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E AS REDES DE RELAÇÕES QUE PRODUZEM PODERES E SABERES, ANALISANDO O CONTEXTO HISTÓRICO E AS TÁTICAS PRODUZIDA EM TORNO DESSA NOVA PROPOSTA DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO, QUE SURGIU PELA MEDIDA PROVISÓRIA (MP) N. 746, DE 22 DE SETEMBRO 2016 E REGULAMENTADA PELA LEI N. 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (PPGEDU/UFMS/CAPES), CURSO DE DOUTORADO. ASSIM, EMBORA SE SAIBA QUE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ESTEJA PREVISTA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE-2014-2024), ESSES NOVOS DISCURSOS NECESSITAM SER INVESTIGADOS, E, PARA ISSO, BUSCOU-SE ANALISAR ESTA TEMÁTICA SOB UM OLHAR DO REFERENCIAL DE MICHEL FOUCAULT, A FIM DE, ANALISAR OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DA COMPOSIÇÃO DOS PROCESSOS E DECISÕES QUE LEVARAM A ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, APRESENTANDO DISCURSOS DE FLEXIBILIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS E AMPLIAÇÃO PROGRESSIVA DA JORNADA MESMO DIANTE DE INDICES CRESCENTES DE EVASÃO ESCOLAR NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.