SILVA, Rafaela Izabela Liberal Da. A importância da leitura. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/79664>. Acesso em: 23/12/2024 13:12
HOJE O MAIOR DESAFIO É COMO ALFABETIZAR LETRANDO. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA FEITA COM BASE NOS TREINOS DA “DECODIFICAÇÃO” E “CODIFICAÇÃO” DO ALFABETO TEM SIDO CRITICADO HÁ MAIS DE VINTE ANOS. NO BRASIL HÁ UMA ENORME DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO, EM GERAL ESSAS COMEÇAM PELA DIFICULDADE DE COMO ALFABETIZAR, DEPOIS COMO GARANTIR O USO DA LÍNGUA EFICAZ, PARA ASSIM GARANTIR SEU PROGRESSO POSTERIOR. NESTE CONTEXTO ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS MECANISMOS UTILIZADOS NA SALA DE AULA PARA PROMOVER A FORMAÇÃO DE LEITORES FLUENTES. PARA REALIZARMOS A DISCUSSÃO DA QUESTÃO DO NOSSO ESTUDO, UTILIZAMOS AUTORES COMO SOARES (2002), SILVA (2004), KLEIMAN (1984), MARCUSCHI (2005). NOSSA PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CACHOEIRINHA- PE. COMO METODOLOGIA UTILIZAMOS ENTREVISTA, ASSIM COMO OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA, E PARA ANÁLISE DE DADOS BARDIN (1977). OS DADOS LEVANTADOS APONTAM QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES FLUENTES REQUER UMA MAIOR DIVERSIDADE DE TEXTOS, ALÉM DO USO DO LIVRO DIDÁTICO PARA QUE ASSIM O ESTUDANTE ESTEJA ALFABETIZADO/LETRADO PARA EFETIVAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.