REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79943 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 715 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FERRAMENTAS, PROFESSORES, ALUNOS, METODOLOGIAS, ATRATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID715_28072021225420.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA QUEIROGA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA QUEIROGA" "autor_email" => "camila.queiroga2017@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79943 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 644 "inscrito_id" => 715 "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FERRAMENTAS, PROFESSORES, ALUNOS, METODOLOGIAS, ATRATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID715_28072021225420.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA QUEIROGA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA QUEIROGA" "autor_email" => "camila.queiroga2017@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }