O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79463 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A PESQUISA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL "ANALISAR, NO ANO DE 2019, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, JUNTAMENTE COM SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DE MATO GROSSO". COMO OBJETO DE ESTUDO VERIFICOU OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, NA CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS/PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, E OS MÉTODOS QUE UTILIZARAM PARA VERIFICAR SE ALCANÇARAM OS RESULTADOS PRETENDIDOS. OS CONCEITOS DE HAYDT, HOFFMANN E LUCKESI FUNDAMENTARAM O TRABALHO. A PESQUISA PROPÔS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE: “QUAIS SÃO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AVALIAR O ESTUDANTE NO QUE TANGE A APRENDIZAGEM NO DIA A DIA EM SALA DE AULA? “. A PESQUISA IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: I) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROCESSO DO ESTUDANTE QUANDO TEM FINS QUE ACARRETAM APENAS “NOTA FINAL”; II) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO NÃO SE REFLETE NO RESTANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. III) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO SE MUDA A FORMA DE AVALIAR E SE VOLTA PARA INFORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID1102_15052021164312.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILC" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail." "autor_ies" => "UNISANTOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79463 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 1102 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A PESQUISA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL "ANALISAR, NO ANO DE 2019, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, JUNTAMENTE COM SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DE MATO GROSSO". COMO OBJETO DE ESTUDO VERIFICOU OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, NA CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS/PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, E OS MÉTODOS QUE UTILIZARAM PARA VERIFICAR SE ALCANÇARAM OS RESULTADOS PRETENDIDOS. OS CONCEITOS DE HAYDT, HOFFMANN E LUCKESI FUNDAMENTARAM O TRABALHO. A PESQUISA PROPÔS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE: “QUAIS SÃO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AVALIAR O ESTUDANTE NO QUE TANGE A APRENDIZAGEM NO DIA A DIA EM SALA DE AULA? “. A PESQUISA IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: I) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROCESSO DO ESTUDANTE QUANDO TEM FINS QUE ACARRETAM APENAS “NOTA FINAL”; II) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO NÃO SE REFLETE NO RESTANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. III) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO SE MUDA A FORMA DE AVALIAR E SE VOLTA PARA INFORMAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA117_ID1102_15052021164312.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "NILCÉIA SALDANHA CARNEIRO NILC" "autor_email" => "nilceia.saldanha@hotmail." "autor_ies" => "UNISANTOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }