O PRESENTE TRABALHO CONSISTE DE UMA INVESTIGAÇÃO DE MESTRADO QUE BUSCA DISCUTIR AS PRINCIPAIS LACUNAS NO ENSINO DE BOTÂNICA E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ALTERNATIVA PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUE PERMEIAM O ENSINO DOS VEGETAIS. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DO ENSINO DE BOTÂNICA, DISCUTINDO COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM ATUAR COMO POSSIBILIDADE PARA UM ENSINO MAIS EFICAZ, SOMADO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UM ESTUDO QUALITATIVO POR MEIO DE UMA REVISÃO DA LITERATURA, UTILIZANDO-SE 12 TRABALHOS PUBLICADOS EM LIVROS, EVENTOS E REVISTAS NO PERÍODO DE 2008-2021 SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA, EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E METODOLOGIAS ATIVAS. A DISCUSSÃO FOI DIVIDIDA EM TRÊS TÓPICOS, A SABER: DESAFIOS DO ENSINO DE BOTÂNICA; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA; E METODOLOGIAS ATIVAS COMO POSSIBILIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE BOTÂNICA. CONCLUÍMOS QUE SÃO DIVERSAS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE BOTÂNICA, DENTRE ELES A DESCONTEXTUALIZAÇÃO SE FAZ MAIS EVIDENTE, PORTANTO, SENDO NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE PERMITAM A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS, EVIDENCIANDO A CONTRIBUIÇÃO DE JEAN PIAGET NO QUE DIZ RESPEITO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA, UMA VEZ QUE O AUTOR BUSCA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO OBJETO-SUJEITO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM.