A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, E POR LEITURAS E
PESQUISAS DE MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. O TRABALHO AQUI
APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE “O ENSINO DA LEITURA E SUAS
ESTRATÉGIAS”, BUSCANDO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E
REFLEXIVOS, NA SOCIEDADE ATUAL, E ASSIM COMPREENDER QUAL O REAL PAPEL DA ESCOLA NO
DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS-LEITORES. O OBJETO DE CONHECIMENTO AQUI APRESENTADO DURANTE TODO
O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO É A LEITURA E A MANEIRA COMO ELA DEVE SER EXPLICITADA, JÁ QUE É
DEFENDIDA A IDEIA DE QUE É IMPORTANTE QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SEJAM ENSINADAS E ASSIM O
LEITOR APRENDIZ POSSA SE TORNAR UM LEITOR COMPETENTE, AUTÔNOMO E CRÍTICO. PORÉM, É NECESSÁRIO
QUE AS SITUAÇÕES SEJAM CONTEXTUALIZADAS PARA QUE O ENSINO ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, E
DESSA MANEIRA PARA QUE O ALUNO LEITOR RECONHEÇA A LEITURA COMO SENDO UMA ATIVIDADE SOCIAL
PERMITINDO ASSIM A ATUAÇÃO DESSAS PRÁTICA EM SEU COTIDIANO E SUA INTERAÇÃO NO MUNDO LETRADO JÁ
QUE A LEITURA É UMA PRÁTICA CAPAZ DE MUDAR O INDIVIDUO, SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE E FAVORECER
AS TRANSFORMAÇÕES COLETIVAS CRIANDO POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MUNDO. É
PRECISO QUE ACONTEÇA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA
ESCRITA E DA LEITURA, E DE UMA MUDANÇA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA QUE POSSA
HAVER UMA MAIOR CONCRETIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À PROPOSTA SOCIAL DA ESCOLA.