JOGO DIGITAL “ARQUIVO X DA QUÍMICA”: APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA POTENCIALIZADA PELO USO DE TECNOLOGIAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79843 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1487 "titulo" => "JOGO DIGITAL “ARQUIVO X DA QUÍMICA”: APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA POTENCIALIZADA PELO USO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “ARQUIVO X DA QUÍMICA'', DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE/CCT COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM FORTALEZA/CE. O PRINCIPAL OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRITA NESTE ARTIGO FOI ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO, UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ATIVA QUE PRECONIZA, DENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, A AUTONOMIA E ENGAJAMENTO DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO SE DEU ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO “JOGO DAS TRÊS PISTAS”, TRANSMITIDO PELO CANAL SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BÁSICOS DA FERRAMENTA POWERPOINT. A ATIVIDADE GAMIFICADA APRESENTADA NESTE ARTIGO FOI APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID EM UM GRUPO DE ESTUDOS INTITULADO “QUÍMICA DO ZERO” POR MEIO DAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NA PLATAFORMA GOOGLE MEET. O ASSUNTO ABORDADO NO DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE FOI: SEPARAÇÃO DE MISTURAS, MODELOS ATÔMICOS E AS LEIS PONDERAIS, COMO PARTE DE UMA REVISÃO DE CONTEÚDO. CONTUDO ESTE RECURSO APRESENTA O DIFERENCIAL DA POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO PARA QUALQUER ASSUNTO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO ONLINE PARA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE, E OS DADOS PERMITEM AFIRMAR UM RESULTADO POSITIVO DA AÇÃO, A PARTIR DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DA FORMA LÚDICA COMO OS CONCEITOS TEÓRICOS FORAM ABORDADOS, PROMOVENDO A FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, GAMIFICAÇÃO, POWERPOINT, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1487_28072021112824.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA" "autor_email" => "nessa.sousa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79843 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1487 "titulo" => "JOGO DIGITAL “ARQUIVO X DA QUÍMICA”: APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE GAMIFICADA POTENCIALIZADA PELO USO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DO JOGO “ARQUIVO X DA QUÍMICA'', DESENVOLVIDO PELOS BOLSISTAS DO PIBID DE QUÍMICA DA UECE/CCT COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, EM FORTALEZA/CE. O PRINCIPAL OBJETIVO DA ATIVIDADE DESCRITA NESTE ARTIGO FOI ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PÚBLICO-ALVO ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO, UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO ATIVA QUE PRECONIZA, DENTRE OUTROS BENEFÍCIOS, A AUTONOMIA E ENGAJAMENTO DISCENTE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A CONSTRUÇÃO DO JOGO SE DEU ATRAVÉS DE UMA ADAPTAÇÃO DO “JOGO DAS TRÊS PISTAS”, TRANSMITIDO PELO CANAL SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO (SBT), COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BÁSICOS DA FERRAMENTA POWERPOINT. A ATIVIDADE GAMIFICADA APRESENTADA NESTE ARTIGO FOI APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID EM UM GRUPO DE ESTUDOS INTITULADO “QUÍMICA DO ZERO” POR MEIO DAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NA PLATAFORMA GOOGLE MEET. O ASSUNTO ABORDADO NO DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE FOI: SEPARAÇÃO DE MISTURAS, MODELOS ATÔMICOS E AS LEIS PONDERAIS, COMO PARTE DE UMA REVISÃO DE CONTEÚDO. CONTUDO ESTE RECURSO APRESENTA O DIFERENCIAL DA POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO PARA QUALQUER ASSUNTO. AO FINAL DA ATIVIDADE, FOI APLICADO UM FORMULÁRIO ONLINE PARA AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE, E OS DADOS PERMITEM AFIRMAR UM RESULTADO POSITIVO DA AÇÃO, A PARTIR DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E DA FORMA LÚDICA COMO OS CONCEITOS TEÓRICOS FORAM ABORDADOS, PROMOVENDO A FACILITAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, GAMIFICAÇÃO, POWERPOINT, ENSINO DE QUÍMICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1487_28072021112824.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SOUSA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA" "autor_email" => "nessa.sousa@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }