AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EXERCEM ATUALMENTE GRANDE INFLUÊNCIA NA ÁREA EDUCACIONAL, SE CONSTITUINDO EM RECURSOS PEDAGÓGICOS FUNDAMENTAIS NO AUXÍLIO A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA FRENTE A UMA REALIDADE SOCIAL E CULTURAL ONDE À INTENSA CONECTIVIDADE ENTRE OS SUJEITOS SOCIAIS NO ESPAÇO/TEMPO TORNA NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO A ESSAS DINÂMICAS SOCIAIS MEDIADAS PELA TECNOLOGIA. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES COLABORATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO. COMO TAMBÉM, DESTACAR O USO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O ESTUDO APRESENTADO REFERE-SE A UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, QUALITATIVA, FUNDAMENTADA EM BIBLIOGRAFIAS ORIUNDAS DE PUBLICAÇÕES DIGITAIS, QUE TRATAM O TEMA E ANALISAM OS DESAFIOS DOS DOCENTES COM A INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO MAIS UM RECURSO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. EM SUMA, VERIFICOU-SE QUE OS PESQUISADORES DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DE SE APLICAR A COMPUTAÇÃO EM NUVEM, ATRAVÉS DE FERRAMENTAS COMO O GOOGLE DOCS, PARA FINS EDUCACIONAIS, CONSIDERANDO-SE SEUS BENEFÍCIOS.