O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A CONSTRU??O DE UMA SEQU?NCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA, BUSCANDO EVIDENCIAR A MATERIALIZA??O DO ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA, SEGUINDO AS CONCEP??ES DE PESQUISADORES DA ?REA, PRINCIPALMENTE SCARPA E CAMPOS, TRIVELATO E TONIDANDEL, SCARPA E SILVA E CARVALHO. PARA TAL, OPTOU-SE PELA ABORDAGEM METODOL?GICA QUALITATIVA, ONDE FOI REALIZADA A DESCRI??O DAS A??ES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ACAD?MICO A PARTIR DA PARTICIPA??O NO GRUPO DE ESTUDO DE ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA (GENIBIO- UFAL). OS RESULTADOS INDICARAM UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESSA ABORDAGEM NA ECOLOGIA, DESTACANDO OS ASPECTOS E ELEMENTOS QUE FORAM CONSIDERADOS NA ELABORA??O DA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGA??O. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA PROMO??O DE UMA NOVA VIS?O DOS LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA, PODENDO SOMAR PARA NOVAS REFLEX?ES SOBRE A TEM?TICA.