Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80522
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1421
    "inscrito_id" => 5787
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A CONSTRU??O DE UMA SEQU?NCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA, BUSCANDO EVIDENCIAR A MATERIALIZA??O DO ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA, SEGUINDO AS CONCEP??ES DE PESQUISADORES DA ?REA, PRINCIPALMENTE SCARPA E CAMPOS, TRIVELATO E TONIDANDEL, SCARPA E SILVA E CARVALHO. PARA TAL, OPTOU-SE PELA ABORDAGEM METODOL?GICA QUALITATIVA, ONDE FOI REALIZADA A DESCRI??O DAS A??ES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ACAD?MICO A PARTIR DA PARTICIPA??O NO GRUPO DE ESTUDO DE ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA (GENIBIO- UFAL). OS RESULTADOS INDICARAM UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESSA ABORDAGEM NA ECOLOGIA, DESTACANDO OS ASPECTOS E ELEMENTOS QUE FORAM CONSIDERADOS NA ELABORA??O DA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGA??O. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA PROMO??O DE UMA NOVA VIS?O DOS LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA, PODENDO SOMAR PARA NOVAS REFLEX?ES SOBRE A TEM?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID5688_30072021132919.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE ARAÚJO"
    "autor_email" => "danymestrado@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80522
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1421
    "inscrito_id" => 5787
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A CONSTRU??O DE UMA SEQU?NCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA, BUSCANDO EVIDENCIAR A MATERIALIZA??O DO ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA, SEGUINDO AS CONCEP??ES DE PESQUISADORES DA ?REA, PRINCIPALMENTE SCARPA E CAMPOS, TRIVELATO E TONIDANDEL, SCARPA E SILVA E CARVALHO. PARA TAL, OPTOU-SE PELA ABORDAGEM METODOL?GICA QUALITATIVA, ONDE FOI REALIZADA A DESCRI??O DAS A??ES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ACAD?MICO A PARTIR DA PARTICIPA??O NO GRUPO DE ESTUDO DE ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA (GENIBIO- UFAL). OS RESULTADOS INDICARAM UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESSA ABORDAGEM NA ECOLOGIA, DESTACANDO OS ASPECTOS E ELEMENTOS QUE FORAM CONSIDERADOS NA ELABORA??O DA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGA??O. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA PROMO??O DE UMA NOVA VIS?O DOS LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA, PODENDO SOMAR PARA NOVAS REFLEX?ES SOBRE A TEM?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA116_ID5688_30072021132919.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE ARAÚJO"
    "autor_email" => "danymestrado@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A CONSTRU??O DE UMA SEQU?NCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE ECOLOGIA BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DA ALFABETIZA??O CIENT?FICA, BUSCANDO EVIDENCIAR A MATERIALIZA??O DO ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA, SEGUINDO AS CONCEP??ES DE PESQUISADORES DA ?REA, PRINCIPALMENTE SCARPA E CAMPOS, TRIVELATO E TONIDANDEL, SCARPA E SILVA E CARVALHO. PARA TAL, OPTOU-SE PELA ABORDAGEM METODOL?GICA QUALITATIVA, ONDE FOI REALIZADA A DESCRI??O DAS A??ES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ACAD?MICO A PARTIR DA PARTICIPA??O NO GRUPO DE ESTUDO DE ENSINO POR INVESTIGA??O NO ENSINO DE BIOLOGIA (GENIBIO- UFAL). OS RESULTADOS INDICARAM UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAR ESSA ABORDAGEM NA ECOLOGIA, DESTACANDO OS ASPECTOS E ELEMENTOS QUE FORAM CONSIDERADOS NA ELABORA??O DA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGA??O. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA PROMO??O DE UMA NOVA VIS?O DOS LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS ACERCA DO ENSINO DE BIOLOGIA, PODENDO SOMAR PARA NOVAS REFLEX?ES SOBRE A TEM?TICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.