A REGULAÇÃO EMOCIONAL (RE) CONSISTE NA CAPACIDADE DE PERCEBER, COMPREENDER DE FORMA ADEQUADA E CONSCIENTE, E GERENCIAR OS PROCESSOS EMOCIONAIS, LIDANDO COM ELES DE FORMA POSITIVA. DESSE MODO, A RE É UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR DOS SUJEITOS, BEM COMO DEVE SER CONSIDERADA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS. DESSE MODO, ESSE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELATIVA AO TEMA DA REGULAÇÃO EMOCIONAL, POR MEIO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA, A PARTIR DE ARTIGOS INDEXADOS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR), ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2020 E PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DESTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO, UTILIZOU-SE OUTROS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO (AQUELES QUE NÃO ATENDERAM A TEMÁTICA OU PUBLICADOS EM OUTRO IDIOMA). ASSIM, NOVE ARTIGOS FORAM SELECIONADOS PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA. ESTES ARTIGOS FORAM SEPARADOS EM TRÊS DIFERENTES CATEGORIAS, A SABER: A) CONSTRUÇÃO E/OU VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL; B) RELAÇÃO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL COM OUTRAS VARIÁVEIS; E C) DESENVOLVIMENTO DA REGULAÇÃO EMOCIONAL AO LONGO DO CICLO GERACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DE DADOS, VERIFICOU-SE QUE A REGULAÇÃO EMOCIONAL VEM SENDO APONTADA COMO UMA RELEVANTE HABILIDADE PARA A VIDA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL, AJUDANDO A MANTER A SAÚDE E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E SOCIAL. APONTA-SE A NECESSIDADE DE MAIS ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TEMA, SOBRETUDO COM AMOSTRAS QUE ENVOLVAM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES EDUCATIVAS.