A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL: O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE NO AMBIENTE ESCOLAR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 4625 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL: O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ORIGINOU-SE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETO DE DISCUSSÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO ESTUDADO A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, ESTE SENDO MINISTRADO PELA PROFA. DRA. MARIA DO CARMO. NESTE, BUSCAMOS COMPREENDER QUAL O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL ADOTADA PELO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MESMO E, PARA TANTO, UTILIZAMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PAUTADA EM ANDRÉ (1995), DE OBSERVAÇÕES ESTRUTURADAS, PESQUISA DOCUMENTAL E DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS, TODOS ESTES TENDO COMO BASE METODOLÓGICA BELL (2008). SENDO DELIMITADAS DUAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, ESTAS SENDO GESTÃO DEMOCRÁTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL, UTILIZAMOS TEÓRICOS PARA FUNDAMENTÁ-LAS DURANTE NOSSO ESTUDO CIENTÍFICO, SENDO: GADOTTI (2008), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2005), LüCK (2013), MARQUES (1990), PARO (2005), SAVIANI (2007) E VEIGA (2013). TENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PREVISTA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO REGENTE DA ESCOLA NA QUAL VISITAMOS DURANTE UM CERTO PERÍODO DE TEMPO, ESSA SE MOSTROU POUCO PRESENTE NA REALIDADE COTIDIANA, UMA VEZ QUE O PODER REPOUSA, MAJORITARIAMENTE, NAS MÃOS DE QUE GERE A ESCOLA, ALÉM DE QUE O PROCESSO DECISÓRIO PERTENCE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ESTE SUJEITO. NA RELAÇÃO INSTITUÍDO-INSTITUINTE, PORTANTO, A RELAÇÃO VERTICAL DE PODER TAMBÉM É BASTANTE EXPRESSIVA, UMA VEZ QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES PRIVADAS INFLUENCIAM NA ESCOLA DE MODO QUE OS QUE DE FATO CONSTITUEM A ESCOLA SÃO PASSIVOS SOBRE O QUE ACONTECE E É PRESENCIADO NESTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, CULTURA ORGANIZACIONAL, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID2024_27072021162957.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80472 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 4625 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL: O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ORIGINOU-SE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETO DE DISCUSSÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO ESTUDADO A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, ESTE SENDO MINISTRADO PELA PROFA. DRA. MARIA DO CARMO. NESTE, BUSCAMOS COMPREENDER QUAL O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL ADOTADA PELO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MESMO E, PARA TANTO, UTILIZAMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PAUTADA EM ANDRÉ (1995), DE OBSERVAÇÕES ESTRUTURADAS, PESQUISA DOCUMENTAL E DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS, TODOS ESTES TENDO COMO BASE METODOLÓGICA BELL (2008). SENDO DELIMITADAS DUAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, ESTAS SENDO GESTÃO DEMOCRÁTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL, UTILIZAMOS TEÓRICOS PARA FUNDAMENTÁ-LAS DURANTE NOSSO ESTUDO CIENTÍFICO, SENDO: GADOTTI (2008), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2005), LüCK (2013), MARQUES (1990), PARO (2005), SAVIANI (2007) E VEIGA (2013). TENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PREVISTA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO REGENTE DA ESCOLA NA QUAL VISITAMOS DURANTE UM CERTO PERÍODO DE TEMPO, ESSA SE MOSTROU POUCO PRESENTE NA REALIDADE COTIDIANA, UMA VEZ QUE O PODER REPOUSA, MAJORITARIAMENTE, NAS MÃOS DE QUE GERE A ESCOLA, ALÉM DE QUE O PROCESSO DECISÓRIO PERTENCE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ESTE SUJEITO. NA RELAÇÃO INSTITUÍDO-INSTITUINTE, PORTANTO, A RELAÇÃO VERTICAL DE PODER TAMBÉM É BASTANTE EXPRESSIVA, UMA VEZ QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES PRIVADAS INFLUENCIAM NA ESCOLA DE MODO QUE OS QUE DE FATO CONSTITUEM A ESCOLA SÃO PASSIVOS SOBRE O QUE ACONTECE E É PRESENCIADO NESTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, CULTURA ORGANIZACIONAL, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID2024_27072021162957.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }