O PRESENTE ARTIGO ORIGINOU-SE DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETO DE DISCUSSÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA A PARTIR DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE ESCOLAR, SENDO ESTUDADO A PARTIR DO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2, ESTE SENDO MINISTRADO PELA PROFA. DRA. MARIA DO CARMO. NESTE, BUSCAMOS COMPREENDER QUAL O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL ADOTADA PELO AMBIENTE ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MESMO E, PARA TANTO, UTILIZAMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PAUTADA EM ANDRÉ (1995), DE OBSERVAÇÕES ESTRUTURADAS, PESQUISA DOCUMENTAL E DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS, TODOS ESTES TENDO COMO BASE METODOLÓGICA BELL (2008). SENDO DELIMITADAS DUAS CATEGORIAS TEMÁTICAS, ESTAS SENDO GESTÃO DEMOCRÁTICA E CULTURA ORGANIZACIONAL, UTILIZAMOS TEÓRICOS PARA FUNDAMENTÁ-LAS DURANTE NOSSO ESTUDO CIENTÍFICO, SENDO: GADOTTI (2008), LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2005), LüCK (2013), MARQUES (1990), PARO (2005), SAVIANI (2007) E VEIGA (2013). TENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA PREVISTA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO REGENTE DA ESCOLA NA QUAL VISITAMOS DURANTE UM CERTO PERÍODO DE TEMPO, ESSA SE MOSTROU POUCO PRESENTE NA REALIDADE COTIDIANA, UMA VEZ QUE O PODER REPOUSA, MAJORITARIAMENTE, NAS MÃOS DE QUE GERE A ESCOLA, ALÉM DE QUE O PROCESSO DECISÓRIO PERTENCE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ESTE SUJEITO. NA RELAÇÃO INSTITUÍDO-INSTITUINTE, PORTANTO, A RELAÇÃO VERTICAL DE PODER TAMBÉM É BASTANTE EXPRESSIVA, UMA VEZ QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES PRIVADAS INFLUENCIAM NA ESCOLA DE MODO QUE OS QUE DE FATO CONSTITUEM A ESCOLA SÃO PASSIVOS SOBRE O QUE ACONTECE E É PRESENCIADO NESTA.