“É O QUE DIFERENCIA HOMEM E MULHER”: O QUE ENTENDEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) PARAIBANAS(OS) SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA?
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81077 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 2834 "titulo" => "“É O QUE DIFERENCIA HOMEM E MULHER”: O QUE ENTENDEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) PARAIBANAS(OS) SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA?" "resumo" => "AO TRABALHAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA É DISPOR-SE A TESTEMUNHAR TABUS QUE SE ELUCIDAM, EXEMPLIFICATIVAMENTE, NO CONSTRANGIMENTO DE ALGUNS SUJEITOS, NESTE CASO, PROFESSORAS(ES) AO OUVIREM SOBRE A TEMÁTICA. NESSE SENTIDO, NO TOCANTE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, PODER-SE-IA DIZER QUE A EDUCAÇÃO POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NA MUDANÇA DE PERSPECTIVA, DE FORMA LIBERTADORA, EMANCIPATÓRIA E PARA A DIVERSIDADE. POSTO ISSO, DIANTE DESSAS QUESTÕES SOBRE A DIVERSIDADE, VÊ-SE A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA GARANTIA DE INCLUSÃO E, CONSEQUENTEMENTE, PRODUÇÃO DE RESISTÊNCIA AOS PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E VIOLÊNCIAS. O PRESENTE ESCRITO TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL E DE CAMPO QUE OBJETIVOU ANALISAR E COMPREENDER, À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS CONCEPÇÕES DAS(OS) DOCENTES ACERCA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL E COMO ELAS(ES) ATUAM EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM ESSAS QUESTÕES NA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DOS DOCENTES ESTAVAM OBJETIVADAS NA FORMA DE REDUCIONISMO BIOLÓGICO, CONSTRUÇÃO SOCIAL, EXPERIÊNCIA SUBJETIVA-INDIVIDUAL, GÊNERO FLUIDO, ENTENDIMENTO RESTRITO E DISCURSO PRECONCEITUOSO. 51% DOS PARTICIPANTES NUNCA TRABALHOU COM ESSAS TEMÁTICAS. DOS 49% DOS QUE TRABALHARAM O FIZERAM COM BASE EM TEMAS TRANSVERSAIS E USANDO METODOLOGIAS ATIVAS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL VERIFICAR ATUAÇÕES PAUTADAS NUM DISCURSO PRECONCEITUOSO. OS PROFESSORES RELATARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA TRABALHAR COM ESSAS TEMÁTICAS ERAM A FALTA DE PREPARO PROFISSIONAL, A FAMÍLIA E A IDADE DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, ESCOLA, DOCENTES, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA107_ID2834_30092021160039.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANOEL HOLANDA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANOEL HOLANDA" "autor_email" => "emmanoelhmf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81077 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2148 "inscrito_id" => 2834 "titulo" => "“É O QUE DIFERENCIA HOMEM E MULHER”: O QUE ENTENDEM AS(OS) PROFESSORAS(ES) PARAIBANAS(OS) SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA?" "resumo" => "AO TRABALHAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA É DISPOR-SE A TESTEMUNHAR TABUS QUE SE ELUCIDAM, EXEMPLIFICATIVAMENTE, NO CONSTRANGIMENTO DE ALGUNS SUJEITOS, NESTE CASO, PROFESSORAS(ES) AO OUVIREM SOBRE A TEMÁTICA. NESSE SENTIDO, NO TOCANTE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, PODER-SE-IA DIZER QUE A EDUCAÇÃO POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NA MUDANÇA DE PERSPECTIVA, DE FORMA LIBERTADORA, EMANCIPATÓRIA E PARA A DIVERSIDADE. POSTO ISSO, DIANTE DESSAS QUESTÕES SOBRE A DIVERSIDADE, VÊ-SE A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA GARANTIA DE INCLUSÃO E, CONSEQUENTEMENTE, PRODUÇÃO DE RESISTÊNCIA AOS PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E VIOLÊNCIAS. O PRESENTE ESCRITO TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL E DE CAMPO QUE OBJETIVOU ANALISAR E COMPREENDER, À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS CONCEPÇÕES DAS(OS) DOCENTES ACERCA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL E COMO ELAS(ES) ATUAM EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM ESSAS QUESTÕES NA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DOS DOCENTES ESTAVAM OBJETIVADAS NA FORMA DE REDUCIONISMO BIOLÓGICO, CONSTRUÇÃO SOCIAL, EXPERIÊNCIA SUBJETIVA-INDIVIDUAL, GÊNERO FLUIDO, ENTENDIMENTO RESTRITO E DISCURSO PRECONCEITUOSO. 51% DOS PARTICIPANTES NUNCA TRABALHOU COM ESSAS TEMÁTICAS. DOS 49% DOS QUE TRABALHARAM O FIZERAM COM BASE EM TEMAS TRANSVERSAIS E USANDO METODOLOGIAS ATIVAS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL VERIFICAR ATUAÇÕES PAUTADAS NUM DISCURSO PRECONCEITUOSO. OS PROFESSORES RELATARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA TRABALHAR COM ESSAS TEMÁTICAS ERAM A FALTA DE PREPARO PROFISSIONAL, A FAMÍLIA E A IDADE DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL, ESCOLA, DOCENTES, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA107_ID2834_30092021160039.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANOEL HOLANDA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EMMANOEL HOLANDA" "autor_email" => "emmanoelhmf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }