FERREIRA, Emmanoel Holanda Melo et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81077>. Acesso em: 13/11/2024 06:44
AO TRABALHAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA É DISPOR-SE A TESTEMUNHAR TABUS QUE SE ELUCIDAM, EXEMPLIFICATIVAMENTE, NO CONSTRANGIMENTO DE ALGUNS SUJEITOS, NESTE CASO, PROFESSORAS(ES) AO OUVIREM SOBRE A TEMÁTICA. NESSE SENTIDO, NO TOCANTE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE, PODER-SE-IA DIZER QUE A EDUCAÇÃO POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NA MUDANÇA DE PERSPECTIVA, DE FORMA LIBERTADORA, EMANCIPATÓRIA E PARA A DIVERSIDADE. POSTO ISSO, DIANTE DESSAS QUESTÕES SOBRE A DIVERSIDADE, VÊ-SE A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA GARANTIA DE INCLUSÃO E, CONSEQUENTEMENTE, PRODUÇÃO DE RESISTÊNCIA AOS PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES E VIOLÊNCIAS. O PRESENTE ESCRITO TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL E DE CAMPO QUE OBJETIVOU ANALISAR E COMPREENDER, À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS CONCEPÇÕES DAS(OS) DOCENTES ACERCA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL E COMO ELAS(ES) ATUAM EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM ESSAS QUESTÕES NA ESCOLA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DOS DOCENTES ESTAVAM OBJETIVADAS NA FORMA DE REDUCIONISMO BIOLÓGICO, CONSTRUÇÃO SOCIAL, EXPERIÊNCIA SUBJETIVA-INDIVIDUAL, GÊNERO FLUIDO, ENTENDIMENTO RESTRITO E DISCURSO PRECONCEITUOSO. 51% DOS PARTICIPANTES NUNCA TRABALHOU COM ESSAS TEMÁTICAS. DOS 49% DOS QUE TRABALHARAM O FIZERAM COM BASE EM TEMAS TRANSVERSAIS E USANDO METODOLOGIAS ATIVAS. TAMBÉM FOI POSSÍVEL VERIFICAR ATUAÇÕES PAUTADAS NUM DISCURSO PRECONCEITUOSO. OS PROFESSORES RELATARAM QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA TRABALHAR COM ESSAS TEMÁTICAS ERAM A FALTA DE PREPARO PROFISSIONAL, A FAMÍLIA E A IDADE DOS ESTUDANTES.