Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOMENTOS CULTURAIS COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS DA MONITORIA ON-LINE DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Palavra-chaves: AULAS ON-LINE, CORONAVÍRUS, MOMENTOS CULTURAIS, MONITORIA, , POEMA. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80292
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1075
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "MOMENTOS CULTURAIS COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS DA MONITORIA ON-LINE DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDER FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL (PLE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. ABORDAREMOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A PRÁTICA EDUCATIVA, LEVANDO EM CONTA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. O QUADRO QUE SE INSTAUROU TROUXE VÁRIOS DESAFIOS, IMPULSIONANDO-NOS A BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS DE TORNAR AS AULAS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA TANTO, DECIDIMOS QUE IRÍAMOS DESENVOLVER ATIVIDADES CULTURAIS NOS INTERVALOS E TÉRMINOS DAS AULAS, POR MEIO DA LEITURA DE POEMAS. ESSA EXPERIENCIA DE MONITORIA FOI VIVENCIADA POR TRÊS MONITORAS, NUMA TURMA DE 4º PERÍODO DO TURNO NOTURNO, AO LONGO DOS MESES DE OUTUBRO DE 2020 A JANEIRO DE 2021, CUJAS AULAS OCORRIAM DE FORMA SÍNCRONA NO GOOGLE MEET E DE FORMA ASSÍNCRONA NO MOODLE. FUNDAMENTAMOS A REALIZAÇÃO DOS MOMENTOS CULTURAIS TOMANDO POR BASE AUTORES QUE DISCUTEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA REMOTA E/OU HÍBRIDA. ASSIM, NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, TAMBÉM PASSAMOS A REALIZAR ATIVIDADES CULTURAIS. E COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, CONSTATAMOS UM MAIOR ENVOLVIMENTO DA TURMA COM A DISCIPLINA, CONSIDERANDO O CONTEXTO DE AULAS ON-LINE; A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA LEITURA E REFLEXÃO DOS POEMAS LIDOS RELACIONANDO-OS COM O ATUAL CENÁRIO DA PANDEMIA, ALÉM DE UMA MAIOR ATENÇÃO AOS CONTEÚDOS PROTOTÍPICOS DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULAS ON-LINE, CORONAVÍRUS, MOMENTOS CULTURAIS, MONITORIA,, POEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3086_16082021114421.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DA S. CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "maria_auxiliadora8@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO-PT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80292
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1075
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "MOMENTOS CULTURAIS COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS DA MONITORIA ON-LINE DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO PRETENDER FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL (PLE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. ABORDAREMOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A PRÁTICA EDUCATIVA, LEVANDO EM CONTA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. O QUADRO QUE SE INSTAUROU TROUXE VÁRIOS DESAFIOS, IMPULSIONANDO-NOS A BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS DE TORNAR AS AULAS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA TANTO, DECIDIMOS QUE IRÍAMOS DESENVOLVER ATIVIDADES CULTURAIS NOS INTERVALOS E TÉRMINOS DAS AULAS, POR MEIO DA LEITURA DE POEMAS. ESSA EXPERIENCIA DE MONITORIA FOI VIVENCIADA POR TRÊS MONITORAS, NUMA TURMA DE 4º PERÍODO DO TURNO NOTURNO, AO LONGO DOS MESES DE OUTUBRO DE 2020 A JANEIRO DE 2021, CUJAS AULAS OCORRIAM DE FORMA SÍNCRONA NO GOOGLE MEET E DE FORMA ASSÍNCRONA NO MOODLE. FUNDAMENTAMOS A REALIZAÇÃO DOS MOMENTOS CULTURAIS TOMANDO POR BASE AUTORES QUE DISCUTEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA REMOTA E/OU HÍBRIDA. ASSIM, NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, TAMBÉM PASSAMOS A REALIZAR ATIVIDADES CULTURAIS. E COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, CONSTATAMOS UM MAIOR ENVOLVIMENTO DA TURMA COM A DISCIPLINA, CONSIDERANDO O CONTEXTO DE AULAS ON-LINE; A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA LEITURA E REFLEXÃO DOS POEMAS LIDOS RELACIONANDO-OS COM O ATUAL CENÁRIO DA PANDEMIA, ALÉM DE UMA MAIOR ATENÇÃO AOS CONTEÚDOS PROTOTÍPICOS DA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULAS ON-LINE, CORONAVÍRUS, MOMENTOS CULTURAIS, MONITORIA,, POEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID3086_16082021114421.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DA S. CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "maria_auxiliadora8@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO-PT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PRETENDER FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL (PLE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. ABORDAREMOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A PRÁTICA EDUCATIVA, LEVANDO EM CONTA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. O QUADRO QUE SE INSTAUROU TROUXE VÁRIOS DESAFIOS, IMPULSIONANDO-NOS A BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS DE TORNAR AS AULAS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA TANTO, DECIDIMOS QUE IRÍAMOS DESENVOLVER ATIVIDADES CULTURAIS NOS INTERVALOS E TÉRMINOS DAS AULAS, POR MEIO DA LEITURA DE POEMAS. ESSA EXPERIENCIA DE MONITORIA FOI VIVENCIADA POR TRÊS MONITORAS, NUMA TURMA DE 4º PERÍODO DO TURNO NOTURNO, AO LONGO DOS MESES DE OUTUBRO DE 2020 A JANEIRO DE 2021, CUJAS AULAS OCORRIAM DE FORMA SÍNCRONA NO GOOGLE MEET E DE FORMA ASSÍNCRONA NO MOODLE. FUNDAMENTAMOS A REALIZAÇÃO DOS MOMENTOS CULTURAIS TOMANDO POR BASE AUTORES QUE DISCUTEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA REMOTA E/OU HÍBRIDA. ASSIM, NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, TAMBÉM PASSAMOS A REALIZAR ATIVIDADES CULTURAIS. E COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, CONSTATAMOS UM MAIOR ENVOLVIMENTO DA TURMA COM A DISCIPLINA, CONSIDERANDO O CONTEXTO DE AULAS ON-LINE; A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA LEITURA E REFLEXÃO DOS POEMAS LIDOS RELACIONANDO-OS COM O ATUAL CENÁRIO DA PANDEMIA, ALÉM DE UMA MAIOR ATENÇÃO AOS CONTEÚDOS PROTOTÍPICOS DA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.