O TEMA GERAL DO PRESENTE ARTIGO ? O ESTUDO OBSERVACIONAL, QUALITATIVO QUE ESTUDOU A IMPLEMENTA??O DE ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ?XITO (AEE?S), COMO TERT?LIAS DIAL?GICAS E GRUPOS INTERATIVOS, EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCA??O, EM BENEVIDES-PA. TRATA-SE DA PARTICIPA??O EDUCATIVA DE FAMILIARES E DA COMUNIDADE COMO ELEMENTOS-CHAVE EM PROL DO ?XITO EDUCATIVO PARA TODAS AS CRIAN?AS, NA ATUAL SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DA INFORMA??O, POR MEIO DA PROPOSTA DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM (CA). S?O CONTRIBUI??ES ADVINDAS DE PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS QUE SE TRANSFORMARAM EM COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM, EM DIFERENTES CONTEXTOS DE ATUA??O: BRASIL E ESPANHA. A QUALIDADE NA EDUCA??O TEM DIFERENTES DEFINI??ES, QUE DEPENDEM DO PONTO DE VISTA SOB QUAL ? ANALISADO.