Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍZMI GAME: UM INSTRUMENTO LÚDICO EDUCATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: LÚDICO, GAMIFICAÇÃO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). FRENTE AO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL ESTÁ INSERIDO O AMBIENTE\r\n
      EDUCACIONAL BRASILEIRO, O CORPO DOCENTE PRECISOU ADAPTAR-SE AO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.\r\n
      DESTA FORMA, A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS\r\n
      DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA A CRISE SANITÁRIA\r\n
      MUNDIAL. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO TRATA-SE DA APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO QUÍZMI GAME, QUE ABORDA\r\n
      OS CONTEÚDOS DE PILHAS, ELETRÓLISE, EQUILÍBRIO QUÍMICO, E EQUILÍBRIO EM SOLUÇÕES AQUOSAS. O JOGO FOI\r\n
      DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO DA PLATAFORMA POWERPOINT. OS RESULTADOS\r\n
      EVIDENCIARAM QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APROVAREM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR, POUCOS\r\n
      PROFESSORES ADOTAM DESSA METODOLOGIA DE ENSINO. À VISTA DISSO, A ATIVIDADE LÚDICA SUPRACITADA BUSCA\r\n
      CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DA ÁREA DE QUÍMICA, DEMONSTRANDO POR MEIO DE UM\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RETRATA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). FRENTE AO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL ESTÁ INSERIDO O AMBIENTE EDUCACIONAL BRASILEIRO, O CORPO DOCENTE PRECISOU ADAPTAR-SE AO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DESTA FORMA, A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA A CRISE SANITÁRIA MUNDIAL. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO TRATA-SE DA APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO QUÍZMI GAME, QUE ABORDA OS CONTEÚDOS DE PILHAS, ELETRÓLISE, EQUILÍBRIO QUÍMICO, E EQUILÍBRIO EM SOLUÇÕES AQUOSAS. O JOGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO DA PLATAFORMA POWERPOINT. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APROVAREM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR, POUCOS PROFESSORES ADOTAM DESSA METODOLOGIA DE ENSINO. À VISTA DISSO, A ATIVIDADE LÚDICA SUPRACITADA BUSCA CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DA ÁREA DE QUÍMICA, DEMONSTRANDO POR MEIO DE UM JOGO EDUCATIVO UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER.

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