O PRESENTE TRABALHO RETRATA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO
CURSO DE QUÍMICA DO IFPB - CAMPUS JOÃO PESSOA, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). FRENTE AO ATUAL CENÁRIO PANDÊMICO NO QUAL ESTÁ INSERIDO O AMBIENTE
EDUCACIONAL BRASILEIRO, O CORPO DOCENTE PRECISOU ADAPTAR-SE AO FORMATO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
DESTA FORMA, A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE ESTUDOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO, LEVANDO EM CONTA A CRISE SANITÁRIA
MUNDIAL. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO TRATA-SE DA APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO QUÍZMI GAME, QUE ABORDA
OS CONTEÚDOS DE PILHAS, ELETRÓLISE, EQUILÍBRIO QUÍMICO, E EQUILÍBRIO EM SOLUÇÕES AQUOSAS. O JOGO FOI
DESENVOLVIDO A PARTIR DO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO DA PLATAFORMA POWERPOINT. OS RESULTADOS
EVIDENCIARAM QUE, APESAR DOS ESTUDANTES APROVAREM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO CONTEXTO ESCOLAR, POUCOS
PROFESSORES ADOTAM DESSA METODOLOGIA DE ENSINO. À VISTA DISSO, A ATIVIDADE LÚDICA SUPRACITADA BUSCA
CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES DA ÁREA DE QUÍMICA, DEMONSTRANDO POR MEIO DE UM
JOGO EDUCATIVO UMA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER.