GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80291 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1074 "inscrito_id" => 3358 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "UM DOS GRANDES DESAFIOS DOS DOCENTES DESTE SÉCULO É CONSEGUIR UTILIZAR MÉTODOS, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS TORNANDO O APRENDIZADO DOS ALUNOS MAIS EXPRESSIVO. A ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS TEM SIDO MUITO RELEVANTE NOS ÚLTIMOS ANOS, AINDA MAIS DEVIDO A COVID-19. DENTRE ESSAS FERRAMENTAS, A GAMIFICATION SE APRESENTA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, DEVIDO UTILIZAR ELEMENTOS DE JOGOS COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS EDUCANDOS NO CONTEÚDO ABORDADO, SEJA EM AULAS PRESENCIAIS OU REMOTAS. DESSA FORMA O OBJETIVO DESTA PESQUISA É FAZER UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DE TRABALHOS PUBLICADOS NO BRASIL, QUE TENHAM RELAÇÃO DIRETA COM A METODOLOGIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO MÉTODO UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PAUTADA NA COLETA DE DADOS E NA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE) E DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA DA GAMIFICAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO PRÉ-ESTABELECIDOS. APÓS A ANÁLISE, PERCEBEU-SE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE TRABALHOS VOLTADOS PARA A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR, EVIDENCIANDO A POUCA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA NAS UNIVERSIDADES. PORÉM, OS QUE APRESENTARAM EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DESCREVEM OS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DOS DISCENTES. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO, COMO MÉTODO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE, MEDIANTE SEU ENGAJAMENTO, UMA VEZ QUE ESTE MÉTODO ESTÁ LIGADO A REALIDADE SOCIAL E CULTURAL DO EDUCANDO, FACILITANDO O SEU ENVOLVIMENTO, E ASSIM POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS ENGAJADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, GAMIFICATION, ENSINO SUPERIOR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3358_15082021222038.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANGEL HENRIQUE FÉLIX" "autor_nome_curto" => "RANGEL FÉLIX" "autor_email" => "rangel.felix@prof.ce.gov." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80291 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1074 "inscrito_id" => 3358 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE TRABALHOS PUBLICADOS EM EVENTOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "UM DOS GRANDES DESAFIOS DOS DOCENTES DESTE SÉCULO É CONSEGUIR UTILIZAR MÉTODOS, ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS TORNANDO O APRENDIZADO DOS ALUNOS MAIS EXPRESSIVO. A ADOÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS TEM SIDO MUITO RELEVANTE NOS ÚLTIMOS ANOS, AINDA MAIS DEVIDO A COVID-19. DENTRE ESSAS FERRAMENTAS, A GAMIFICATION SE APRESENTA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, DEVIDO UTILIZAR ELEMENTOS DE JOGOS COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DOS EDUCANDOS NO CONTEÚDO ABORDADO, SEJA EM AULAS PRESENCIAIS OU REMOTAS. DESSA FORMA O OBJETIVO DESTA PESQUISA É FAZER UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DE TRABALHOS PUBLICADOS NO BRASIL, QUE TENHAM RELAÇÃO DIRETA COM A METODOLOGIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO MÉTODO UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA PAUTADA NA COLETA DE DADOS E NA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE) E DO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA DA GAMIFICAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO PRÉ-ESTABELECIDOS. APÓS A ANÁLISE, PERCEBEU-SE UMA PEQUENA QUANTIDADE DE TRABALHOS VOLTADOS PARA A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR, EVIDENCIANDO A POUCA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA NAS UNIVERSIDADES. PORÉM, OS QUE APRESENTARAM EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DESCREVEM OS BENEFÍCIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DOS DISCENTES. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO, COMO MÉTODO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE, MEDIANTE SEU ENGAJAMENTO, UMA VEZ QUE ESTE MÉTODO ESTÁ LIGADO A REALIDADE SOCIAL E CULTURAL DO EDUCANDO, FACILITANDO O SEU ENVOLVIMENTO, E ASSIM POSSIBILITANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS ENGAJADORA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, GAMIFICATION, ENSINO SUPERIOR, MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID3358_15082021222038.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANGEL HENRIQUE FÉLIX" "autor_nome_curto" => "RANGEL FÉLIX" "autor_email" => "rangel.felix@prof.ce.gov." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }