A TECNOLOGIA N?O PODE SER EFICAZ NA SALA DE AULA SEM PROFESSORES COM CONHECIMENTO SOBRE A PR?PRIA TECNOLOGIA E SUA IMPLEMENTA??O PARA ATENDER ?S METAS EDUCACIONAIS. ENQUANTO O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA EST? AUMENTANDO, A MELHORIA DO APRENDIZADO ATRAV?S DE SUA APLICA??O DEVE PERMANECER A META. NESTE ESTUDO, A AUTORA EXPLORARA A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTAS DO DOCENTE, BUSCANDO RESPONDER O PROBLEMA: DE QUE MODO A APLICA??O DA TECNOLOGIA DIGITAL FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1?, 2? E 3? ETAPA PORTADORES DE S?NDROME DE DOWN DA ESCOLA PAULO FREIRE, NA CIDADE MACAP?, ESTADO DO AMAP?? COM O OBJETIVO DE AVALIAR O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 1?, 2? E 3? ETAPA COM S?NDROME DE DOWN DA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE, CIDADE MACAP?, ESTADO DO AMAP?, AL?M DE DESCREVER O PERFIL PSICOGR?FICO E DEMOGR?FICO DESSES ALUNOS DOS ALUNOS PORTADORES DE S?NDROME DE DOWN; CARACTERIZAR OS INSTRUMENTOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA MELHORAR A COMUNICA??O COM OS ALUNOS DE DOWN. O ESTUDO TAMB?M PROCUROU CONSTATAR AS HABILIDADES E CAPACIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DO ALUNO COM S?NDROME DE DOWN, AL?M DE BUSCAR IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE EXIBEM ESSES ALUNOS NO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL. PARA ALCAN?AR SEUS OBJETIVOS FOI ESCOLHIDO A METODOLOGIA DO MODELO N?O EXPERIMENTAL, EXPLORAT?RIA COM ENFOQUE E ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS INCLU?RAM PESQUISAS, A PARTIR DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS RELAT?RIO POR CATEGORIA DAS PERGUNTAS EXIBIDAS DE ACORDO COM AS PERCEP??ES DOS PESQUISADOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE BARREIRAS INTERNAS E EXTERNAS ESTAVAM PRESENTES E INFLUENCIARAM A FORMA COMO OS PROFESSORES SITUAVAM SUA PEDAGOGIA EM TERMOS DE INTEGRA??O DE TECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMB?M QUE OS PROFESSORES ESTAVAM CONFIANTES EM CONTE?DO, PEDAGOGIA E TECNOLOGIA; NO ENTANTO, A MAIORIA CONSIDERAVA A TECNOLOGIA MAIS UMA FERRAMENTA DO QUE UMA PARTE INCORPORADA DO PROCESSO DE APRENDIZADO, POR?M H? DEFICI?NCIA DE RECURSOS E HABILIDADES DOS PROFESSORES FAZEM COM QUE ESSE MEIO N?O ATENDA TOTALMENTE AS EXPECTATIVAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI COM O CONHECIMENTO SOBRE INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A NECESSIDADE DE ABORDAR N?O TANTO O CONHECIMENTO TECNOL?GICO QUANTO A INTERDEPEND?NCIA ENTRE TECNOLOGIA, PEDAGOGIA E CONTE?DO NOS PROCESSOS EM SALA DE AULA COM ALUNOS PORTADORES DE S?NDROME DE DOWN. O ESTUDO EVIDENCIA QUE AS TIC SE TORNARAM UM ELEMENTO IMPRESCIND?VEL PARA A IMPLEMENTA??O DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO, POIS POSSIBILITAM O ACESSO ?S INFORMA??ES, ACESSO AOS CONTE?DOS CURRICULARES, BEM COMO A ORGANIZA??O DIFERENCIADA DAS ATIVIDADES DE FORMA A ATENDER AS CONDI??ES E CARACTER?STICAS DO ALUNO.