RUBIM, Andressa et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/79748>. Acesso em: 23/12/2024 09:38
O PRESENTE TRABALHO É PARTE DE UMA PESQUISA QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MPEM-IMEUSP). O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TEXTO É APRESENTAR ALGUNS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE MOSTRAM POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DO TERRITÓRIO, CONCEITO PRESENTE EM SANTOS (2002) E KOGA (2013), BEM COMO ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DESTA TEMÁTICA SOB UMA PERSPECTIVA ORIENTADA PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. A ABORDAGEM DESTE TEMA SERÁ FEITA POR MEIO DE LINHAS ATUAIS DE PESQUISAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, SENDO ELAS: CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO, (LOPES, D’AMBRÓSIO & CORRÊA, 2017); MODELAGEM MATEMÁTICA, (ARAÚJO, 2009) E (ARAÚJO & MARTINS, 2017); ETNOMATEMÁTICA, (SKOVSMOSE; ALRØ; VALERO; SCANDIUZZI, 2009); E GEOTECNOLOGIAS, (SANTIL, SILVA & MILL, 2021). PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO SERÁ REALIZADA UMA OFICINA COM OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO E NELA ELES SERÃO CONVIDADOS A DESENVOLVEREM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OU PROJETOS DE ENSINO QUE RELACIONEM MATEMÁTICA E TERRITÓRIO. PRETENDEMOS ACOMPANHAR UMA DESSAS PROPOSTAS PARA ANALISAR DE FORMA QUALITATIVA SUA IMPLEMENTAÇÃO, IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES E LIMITES, QUE SUBSIDIEM A REFLEXÃO SOBRE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO AINDA NÃO HÁ DADOS EXPRESSIVOS PARA ESTA ANÁLISE, OS RESULTADOS E A DISCUSSÃO DESTE TEXTO SERÃO FEITOS COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO ESCOLHIDO, EM PARTICULAR, SOBRE O ARTIGO DE LOPES, D’AMBRÓSIO E CORRÊA (2017), CUJA ABORDAGEM PARTIU DE CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO COM REFERÊNCIA À REALIDADE.