A CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PRODUTIVO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80256 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "A CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PRODUTIVO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => """ A ATUAÇÃO DE QUALQUER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO REQUER UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS\r\n QUE POSSIBILITEM SUA ATUAÇÃO EFICAZ EM DIVERSOS CONTEXTOS, COMO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. A\r\n UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, EM VIRTUDE DA SUA PRESENÇA CADA VEZ MAIS FREQUENTE NAS\r\n ESCOLAS, INCENTIVADA POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, DEMANDA HOJE UM OLHAR MAIS ATENTO. O SURDO É\r\n COMPREENDIDO COMO UM SER ALTAMENTE VISUAL, O QUE EXIGE DO PROFESSOR UM ARSENAL DE\r\n FERRAMENTAS DIVERSAS, ÚTEIS PARA DEMONSTRAR TANTO PARA SURDOS QUANTO PARA OUVINTES UM CONTEÚDO\r\n DIVERSIFICADO, SEM PERDA DE QUALIDADE PARA OS NÃO-OUVINTES. CONTUDO, ENFOCAMOS, NESTE\r\n TRABALHO, A UTILIZAÇÃO DE CHARGES EM SALAS BILÍNGUES, COM A PRESENÇA DE SURDOS, POIS ESTE GÊNERO\r\n ABORDA DIVERSOS TEMAS RELEVANTES DO COTIDIANO, COM UMA COMPREENSÃO QUE NECESSARIAMENTE\r\n CONVERSA COM O VISUAL, DEMONSTRANDO, COM RECURSOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, AQUILO QUE SE QUER\r\n DIZER. CONSIDERANDO SUA LARGA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, BUSCAMOS AQUI SALIENTAR O SEU PAPEL\r\n PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS. PORTANTO,\r\n PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA E TEMATIZAMOS O SURDO\r\n COMO UM SUJEITO VISUAL (STROBEL, 2009); OS CONCEITOS DE LETRAMENTO VISUAL E DE\r\n MULTIMODALIDADE (ARAÚJO, 2014; LEBEDEFF, 2017); E A CHARGE (CAVALCANTI, 2008;\r\n LANDMANN, 2012; ROMUALDO, 2020). POR SE TRATAR DE UM GÊNERO MULTIMODAL, O NOSSO\r\n ARGUMENTO É DE QUE A CHARGE REPRESENTA PARA O ALUNO SURDO UMA FERRAMENTA PODEROSA NA\r\n COMPREENSÃO CRÍTICA, NA LEITURA DE FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO A IRONIA E O SARCASMO, JÁ QUE SUA\r\n ESTRUTURA COMPOSICIONAL SE DÁ BASEADA NA IMAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA;, LETRAMENTO CRÍTICO;, LETRAMENTO VISUAL;, CHARGE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2140_30072021000209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MILIANE SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MILIANE MACIEL" "autor_email" => "milianemaciel19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80256 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1021 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "A CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PRODUTIVO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => """ A ATUAÇÃO DE QUALQUER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO REQUER UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS\r\n QUE POSSIBILITEM SUA ATUAÇÃO EFICAZ EM DIVERSOS CONTEXTOS, COMO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. A\r\n UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, EM VIRTUDE DA SUA PRESENÇA CADA VEZ MAIS FREQUENTE NAS\r\n ESCOLAS, INCENTIVADA POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, DEMANDA HOJE UM OLHAR MAIS ATENTO. O SURDO É\r\n COMPREENDIDO COMO UM SER ALTAMENTE VISUAL, O QUE EXIGE DO PROFESSOR UM ARSENAL DE\r\n FERRAMENTAS DIVERSAS, ÚTEIS PARA DEMONSTRAR TANTO PARA SURDOS QUANTO PARA OUVINTES UM CONTEÚDO\r\n DIVERSIFICADO, SEM PERDA DE QUALIDADE PARA OS NÃO-OUVINTES. CONTUDO, ENFOCAMOS, NESTE\r\n TRABALHO, A UTILIZAÇÃO DE CHARGES EM SALAS BILÍNGUES, COM A PRESENÇA DE SURDOS, POIS ESTE GÊNERO\r\n ABORDA DIVERSOS TEMAS RELEVANTES DO COTIDIANO, COM UMA COMPREENSÃO QUE NECESSARIAMENTE\r\n CONVERSA COM O VISUAL, DEMONSTRANDO, COM RECURSOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, AQUILO QUE SE QUER\r\n DIZER. CONSIDERANDO SUA LARGA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, BUSCAMOS AQUI SALIENTAR O SEU PAPEL\r\n PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS. PORTANTO,\r\n PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA E TEMATIZAMOS O SURDO\r\n COMO UM SUJEITO VISUAL (STROBEL, 2009); OS CONCEITOS DE LETRAMENTO VISUAL E DE\r\n MULTIMODALIDADE (ARAÚJO, 2014; LEBEDEFF, 2017); E A CHARGE (CAVALCANTI, 2008;\r\n LANDMANN, 2012; ROMUALDO, 2020). POR SE TRATAR DE UM GÊNERO MULTIMODAL, O NOSSO\r\n ARGUMENTO É DE QUE A CHARGE REPRESENTA PARA O ALUNO SURDO UMA FERRAMENTA PODEROSA NA\r\n COMPREENSÃO CRÍTICA, NA LEITURA DE FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO A IRONIA E O SARCASMO, JÁ QUE SUA\r\n ESTRUTURA COMPOSICIONAL SE DÁ BASEADA NA IMAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA;, LETRAMENTO CRÍTICO;, LETRAMENTO VISUAL;, CHARGE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2140_30072021000209.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁTIMA MILIANE SILVA MACIEL" "autor_nome_curto" => "MILIANE MACIEL" "autor_email" => "milianemaciel19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }