ESTE TRABALHO PROPÔS UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E O DA TÉCNICA, AO CONSIDERAR A BASE EXISTENCIALISTA APOIADA NO REFERENCIAL DE PAULO FREIRE E ORTEGA Y GASSET. NESTA REFLEXÃO BUSCOU-SE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DO QUE HUMANIZA O HOMEM E AQUILO QUE O CONSTITUI EM SUA HUMANIDADE, OU SEJA, PARA O PRIMEIRO, O SER-MAIS; PARA O SEGUNDO, A PRETENSÃO DE SER. UTILIZOU-SE COMO MÉTODO A PESQUISA QUALITATIVA COM FORMA DE REVISÃO INTEGRATIVA DOS PRINCIPAIS CONCEITOS ELENCADOS PELOS AUTORES SELECIONADOS. ASSIM, OBTEVE-SE COMO RESULTADO A COMPREENSÃO DE QUE A TÉCNICA INTRINCADA À EDUCAÇÃO DEVE ESTAR APOIADA NA DIREÇÃO DA HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO, DE MODO QUE A PARTIR DO USO CRÍTICO, CONSCIENTE E TRANSFORMADOR DO CONHECIMENTO, O SUJEITO POSSA SE MOVER EM DIREÇÃO À PRETENSÃO DE SER, AO SEU PRÓPRIO PROJETO, ENGAJADO DE FORMA AUTÊNTICA NO DESVELAMENTO DE SEU ESTAR NO MUNDO E COM O MUNDO. CONCLUI-SE, COM A PESQUISA, QUE A PERSPECTIVA EXISTENCIALISTA DOS AUTORES CORROBORA, EM GRANDE MEDIDA, NA ATUAÇÃO DO SUJEITO COMO UM SER QUE É RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR E RECONSTRUIR O SENTIDO DA HUMANIZAÇÃO DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, E QUE A EDUCAÇÃO É PROCESSO INDISPENSÁVEL PARA A CONSCIÊNCIA CRÍTICA E AMPLA SOBRE A CULTURA E OS VALORES CONSTITUTIVOS DA HUMANIDADE NOS SUJEITOS.