JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80124 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 3451 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA. FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FUNÇÕES ORGÂNICAS., ENSINO DE QUÍMICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3451_29072021181335.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÁLIA LIBERATO REBOUÇAS MENEZES" "autor_nome_curto" => "JOSÁLIA MENEZES" "autor_email" => "josalia.mene@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80124 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 3451 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA" "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA. FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FUNÇÕES ORGÂNICAS., ENSINO DE QUÍMICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3451_29072021181335.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÁLIA LIBERATO REBOUÇAS MENEZES" "autor_nome_curto" => "JOSÁLIA MENEZES" "autor_email" => "josalia.mene@uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }